Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37422
Title: A politica de assistência estudantil no contexto de contrarreforma universitária: uma análise crítica sobre a realidade da UFCG campus Cajazeiras- PB.
Other Titles: Student assistance policy in the context of university counter-reform: a critical analysis of the reality of the UFCG campus Cajazeiras- PB.
???metadata.dc.creator???: ALENCAR, Maria Dayane Estrela.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JÁCOME, Palloma Maria Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Juliana e Silva de.
Keywords: Ensino Superior;Contrarreforma Universitária;Assistência Estudantil;Precarização;Higher education;University Counter-Reformation;Student Assistance;Precariousness
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALENCAR, Maria Dayane Estrela. A politica de assistência estudantil no contexto de contrarreforma universitária: uma análise crítica sobre a realidade da UFCG campus Cajazeiras- PB. 92fl. 2017. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37422
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a Política de Assistência Estudantil no contexto de contrarreforma universitária na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras/PB. Buscamos identificar como a contrarreforma universitária afeta a política de assistência estudantil e os discentes no tocante a permanência e conclusão dos cursos em tempo regular. O tema surgiu com base nas inquietações decorrentes da experiência de estágio supervisionado no setor de assistência estudantil da referida instituição. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, contou com revisão bibliográfica de diversos autores que discutem a temática em questão, com pesquisa documental e pesquisa de campo. O método utilizado no processo investigativo e de exposição dos dados foi o crítico dialético, por se compreender que este nos possibilita apreender o objeto estudado numa perspectiva de totalidade. A coleta de dados efetuou-se através de um questionário semiestruturado realizada com os/as discentes inseridos/as no Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação. Os resultados da pesquisa confirmam que, apesar de contribuir para a permanência dos estudantes nos cursos de graduação, o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, apresenta lacunas que, acarretam prejuízos para os discentes, uma vez que não é suficiente para garantir a conclusão dos cursos superiores, haja vista que é prestada em caráter mínimo, contrapondo-se ao que é estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), evidenciando, assim, o sucateamento e precarização da política de assistência estudantil, no cenário de contrarreforma da educação superior.
Abstract: This Course Conclusion Study analyzes the Student Assistance Policy in the context of university counterreformation at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras / PB. We seek to identify how the university counter-reform affects the policy of student assistance and students regarding the permanence and completion of courses in regular time. The theme arose based on the concerns arising from supervised internship experience in the student assistance sector of the institution. The research carried out is of a qualitative nature, with bibliographical review of several authors that discuss the subject in question, with documentary research and field research. The method used in the investigative process and the data exposure was the dialectical critic, because it is understood that it allows us to apprehend the studied object in a perspective of totality. The data collection was done through a semistructured questionnaire carried out with the students inserted in the Program of Assistance to Undergraduate Education. The results of the research confirm that, although it contributes to the permanence of students in undergraduate courses, the Program for Teaching Undergraduate Teaching presents shortcomings that cause students' disadvantages, since it is not enough to guarantee the completion of the courses, given that it is provided in a minimal way, in opposition to what is established by the National Program of Student Assistance (PNAES), thus evidencing the scrapping and precarization of the student assistance policy, in the scenario of counter-reform of higher education.
Keywords: Ensino Superior
Contrarreforma Universitária
Assistência Estudantil
Precarização
Higher education
University Counter-Reformation
Student Assistance
Precariousness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37422
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAYANE ESTRELA ALENCAR - TCC Serviço Social CCJS 2017.pdfMaria Dayane Estrela Alencar - TCC Serviço Social CCJS 2017904.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.