Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALENCAR, M. D. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197943527378571pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, G. M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844914216738833pt_BR
dc.contributor.referee1JÁCOME, Palloma Maria Gomes.-
dc.contributor.referee1IDJÁCOME, P. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Juliana e Silva de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, J. S.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa a Política de Assistência Estudantil no contexto de contrarreforma universitária na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras/PB. Buscamos identificar como a contrarreforma universitária afeta a política de assistência estudantil e os discentes no tocante a permanência e conclusão dos cursos em tempo regular. O tema surgiu com base nas inquietações decorrentes da experiência de estágio supervisionado no setor de assistência estudantil da referida instituição. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, contou com revisão bibliográfica de diversos autores que discutem a temática em questão, com pesquisa documental e pesquisa de campo. O método utilizado no processo investigativo e de exposição dos dados foi o crítico dialético, por se compreender que este nos possibilita apreender o objeto estudado numa perspectiva de totalidade. A coleta de dados efetuou-se através de um questionário semiestruturado realizada com os/as discentes inseridos/as no Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação. Os resultados da pesquisa confirmam que, apesar de contribuir para a permanência dos estudantes nos cursos de graduação, o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, apresenta lacunas que, acarretam prejuízos para os discentes, uma vez que não é suficiente para garantir a conclusão dos cursos superiores, haja vista que é prestada em caráter mínimo, contrapondo-se ao que é estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), evidenciando, assim, o sucateamento e precarização da política de assistência estudantil, no cenário de contrarreforma da educação superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleA politica de assistência estudantil no contexto de contrarreforma universitária: uma análise crítica sobre a realidade da UFCG campus Cajazeiras- PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Study analyzes the Student Assistance Policy in the context of university counterreformation at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras / PB. We seek to identify how the university counter-reform affects the policy of student assistance and students regarding the permanence and completion of courses in regular time. The theme arose based on the concerns arising from supervised internship experience in the student assistance sector of the institution. The research carried out is of a qualitative nature, with bibliographical review of several authors that discuss the subject in question, with documentary research and field research. The method used in the investigative process and the data exposure was the dialectical critic, because it is understood that it allows us to apprehend the studied object in a perspective of totality. The data collection was done through a semistructured questionnaire carried out with the students inserted in the Program of Assistance to Undergraduate Education. The results of the research confirm that, although it contributes to the permanence of students in undergraduate courses, the Program for Teaching Undergraduate Teaching presents shortcomings that cause students' disadvantages, since it is not enough to guarantee the completion of the courses, given that it is provided in a minimal way, in opposition to what is established by the National Program of Student Assistance (PNAES), thus evidencing the scrapping and precarization of the student assistance policy, in the scenario of counter-reform of higher education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37422-
dc.date.accessioned2024-08-20T18:53:38Z-
dc.date.available2024-08-20-
dc.date.available2024-08-20T18:53:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectContrarreforma Universitáriapt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectUniversity Counter-Reformationpt_BR
dc.subjectStudent Assistancept_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALENCAR, Maria Dayane Estrela.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudent assistance policy in the context of university counter-reform: a critical analysis of the reality of the UFCG campus Cajazeiras- PB.pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Maria Dayane Estrela. A politica de assistência estudantil no contexto de contrarreforma universitária: uma análise crítica sobre a realidade da UFCG campus Cajazeiras- PB. 92fl. 2017. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37422pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAYANE ESTRELA ALENCAR - TCC Serviço Social CCJS 2017.pdfMaria Dayane Estrela Alencar - TCC Serviço Social CCJS 2017904.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.