Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37432
Title: O cinema novo na conjuntura do golpe de 1964: do projeto nacional-popular à autocrítica (1954-1968).
Other Titles: New cinema in the context of the 1964 coup: from the national-popular project to self-criticism (1954-1968).
???metadata.dc.creator???: BASÍLIO FILHO, José Almir Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AIRES, José Luciano de Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARDOSO, Maurício.
Keywords: Golpe de 1964;Cinema Novo;Revista Civilização Brasileira;Cinema Brasileiro;1964 Coup;New Cinema;Brazilian Civilization Magazine;Brazilian Cinema
Issue Date: 17-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BASÍLIO FILHO, José Almir Santos. O cinema novo na conjuntura do golpe de 1964: do projeto nacional-popular à autocrítica (1954-1968). 54 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37432
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa visa problematizar como o Golpe de 1964 repercutiu nos cineastas ligados ao Cinema Novo, comparando a década que antecede abril de 1964 e os primeiros anos de Ditadura, até a instauração do AI-5, em dezembro de 1968. Para este fim, investigamos a produção bibliográfica dos cineastas engajados, sobretudo publicações da Revista Civilização Brasileira, interpretadas segundo as orientações metodológicas de Tânia Regina de Luca sobre o uso de periódicos na pesquisa histórica. Como nossa fonte central não é a produção fílmica, mas sim fontes escritas que ajudam a compreender as posições políticas e estéticas do Cinema Novo, mencionamos filmes da época nos embasando em análises estéticas de outros autores, como Ismail Xavier. A partir da pesquisa, desenvolvida segundo as formulações teóricas de Raymond Williams sobre a aplicação de uma perspectiva materialista aos estudos culturais e articulada com concepções de Marcelo Ridenti sobre a autocrítica das esquerdas após o Golpe, pudemos concluir que 1954 a 1964 corresponde a um período no qual predominou entre as esquerdas o chamado “projeto nacional-popular”, caracterizado pela ênfase no desenvolvimento nacional e superação do imperialismo estrangeiro. Os cineastas engajados, próximos da militância de esquerda, mesmo antes da emergência do Cinema Novo enquanto movimento artístico no final da década de 1950, repercutem os ideais de tal projeto em suas obras até 1964. A partir do Golpe de 1964, entretanto, o projeto nacional-popular entra em crise e inicia-se um processo de autocrítica entre as esquerdas, incluindo a dimensão artística da militância. De forma geral, o balanço crítico traçado por alguns cineastas destaca as contribuições do Cinema Novo para o desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional, mas, quando se trata de avaliar as consequências do diálogo com o projeto nacional-popular, com suas estratégias de intervenção sobre a sociedade e mobilização do público, críticas mais severas foram feitas, geralmente direcionadas aos objetivos não atingidos das obras.
Abstract: This research aims to problematize how the 1964 Coup d'état affected filmmakers linked to Cinema Novo, comparing the decade preceding April 1964 and the first years of the dictatorship, up until the establishment of AI-5 in December 1968. To this end, we investigated the bibliographic production of the filmmakers involved, especially publi-cations from the Revista Civilização Brasileira, interpreted according to Tânia Regina de Luca's methodological guidelines on the use of periodicals in historical research. Since our main source is not film production, but rather written sources that help us un-derstand the political and aesthetic positions of Cinema Novo, we mention films from the period based on aesthetic analyses by other authors, such as Ismail Xavier. Based on the research, developed according to Raymond Williams' theoretical formulations on the application of a materialist perspective to cultural studies and articulated with Marcelo Ridenti's conceptions on the self-criticism of the left after the Coup, we were able to conclude that 1954 to 1964 corresponds to a period in which the so-called "national-popular project" predominated among the left, characterized by an emphasis on national development and overcoming foreign imperialism. Engaged filmmakers, close to left-wing activism, even before the emergence of Cinema Novo as an artistic movement in the late 1950s, echoed the ideals of this project in their works until 1964. After the 1964 Coup, however, the national-popular project entered into crisis and a process of self-criticism began among the left, including the artistic dimension of activism. In general, the critical assessment drawn up by some filmmakers highlights the contributions of Cinema Novo to the development of the national film industry, but when it comes to evaluating the consequences of the dialogue with the national-popular project, with its strategies of intervention in society and mobilization of the public, more severe criticisms were made, generally directed at the unachieved objectives of the works.
Keywords: Golpe de 1964
Cinema Novo
Revista Civilização Brasileira
Cinema Brasileiro
1964 Coup
New Cinema
Brazilian Civilization Magazine
Brazilian Cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37432
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ALMIR SANTOS BASÍLIO FILHO-MONOGRAFIA-CH-HISTÓRIA (2024).pdf378.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.