Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37437
Title: “A cota [racial] é apenas uma porta de entrada”: os desafios da recepção de alunos a partir de uma política de inclusão racial no curso de Ciências Sociais na UFCG, do ponto de vista dos próprios alunos.
Other Titles: “The [racial] quota is just a gateway”: the challenges of welcoming students based on a racial inclusion policy in the Social Sciences course at UFCG, from the perspective of the students themselves.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Laís Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORRÊA, José Gabriel Silveira.
Keywords: Ações Afirmativas;Educação Superior;Desigualdade Racial;Affirmative Action;Higher Education;Racial Inequality
Issue Date: 4-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Laís Pereira. “A cota [racial] é apenas uma porta de entrada”: os desafios da recepção de alunos a partir de uma política de inclusão racial no curso de Ciências Sociais na UFCG, do ponto de vista dos próprios alunos. 54 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37437
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo, analisar a questão da cota racial no curso de Ciências Sociais (Campus - Campina Grande) da UFCG. A pesquisa tem como base os discursos dos estudantes ativos no curso. Para embasar essa pesquisa, foram entrevistados estudantes que acionaram a cota racial como elemento para ingressar no curso de Ciências Sociais, entendendo que ao acionar a cota racial esse estudante obrigatoriamente deve autodeclarar-se como negro(a) conforme o edital da própria UFCG. Também foram entre-vistados estudantes não cotistas raciais, uma vez que a intenção dessa pesquisa é saber também se os estudantes que não acionaram a cota racial conhecem/reconhecem a Lei de Cota Racial e se são ou não favoráveis a esta, e através disso, se o ambiente acadêmico proporciona um debate racial para estudantes cotistas ou não. Ao longo da pesquisa, foi necessário trazer um pouco do contexto histórico, uma vez que os(as) negros(as), tiveram um acesso tardio no que refere-se à educação institucionalizada, fator esse que apresenta consequências até a atualidade, revelando como nosso modelo educacional resvala no discurso narcísico da branquitude e da meritocracia. Por isso, o respectivo trabalho busca refletir tais questões através da óptica daqueles que ainda fazem parte de grupos vistos historicamente como minoria e para tal acionaram a cota racial para ingressar em uma instituição de ensino superior, nesse caso a UFCG e mais precisamente, o curso de Ciências Sociais.
Abstract: The present work aims to analyze the issue of racial quotas in the Social Sciences course (Campus - Campina Grande) at UFCG. The research is based on the discourses of active students in the course. To support this research, students who used the racial quota as a means to enter the Social Sciences course were interviewed, understanding that by invoking the racial quota, these students must self-declare as Black according to UFCG own guidelines. Non-racial quota students were also interviewed, as the intention of this research is also to know if the students who did not use the racial quota are aware of the Racial Quota Law, whether they are in favor of it or not, and through this, whether the academic environment provides a racial debate for quota students or not. Throughout the research, it was necessary to bring a bit of historical context, since Blacks had late access to institutionalized education, a factor that has consequences to this day, revealing how our educational model is based on the narcissistic discourse of whiteness and meritocracy. Therefore, this work seeks to reflect such issues through the perspective of those who are still part of groups historically seen as minorities and for this reason used the racial quota to enter a higher education institution, in this case, UFCG, and more precisely, the Social Sciences course.
Keywords: Ações Afirmativas
Educação Superior
Desigualdade Racial
Affirmative Action
Higher Education
Racial Inequality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37437
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS PEREIRA DANTAS-MONOGRAFIA-CH-CIÊNCIAS SOCIAIS (2023).pdf946.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.