Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37449
Title: Ensino de Geografia e Educação do Campo: possibilidades e desafios na produção de recursos didáticos no contexto escolar.
Other Titles: Teaching Geography and Rural Education: possibilities and challenges in the production of teaching resources in the school context.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
SILVA, Raiana Domingos Bezerra da.
NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do.
Keywords: Ensino de Geografia;Educação do Campo;Recursos didáticos;Produção de recursos didáticos;Teaching Geography;Rural Education;Teaching Resources;Production of teaching resources
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; SILVA, Raiana Domingos Bezerra da; NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do. Ensino de geografia e educação do campo: possibilidades e desafios na produção de recursos didáticos no contexto escolar. In: V Congresso Internacional de Educação Inclusiva e V Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva - V CINTEDI, 2012, Campina Grande - PB. ISSN: 2359-2915. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37449
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar a experiência extensionista na produção de recursos didáticos no ensino de Geografia no contexto escolar e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia no contexto da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB. A realização desse projeto de extensão na referida escola, surgiu a partir das inquietações identificadas na disciplina de Estágio Supervisionado III da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, como também, o processo de formação continuada de professores nos municípios do Cariri Paraibano promovida pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo (LEGECAMPO) realizada na referida escola, ao ser verificada a falta de recursos didáticos da disciplina de Geografia que articulassem a proposta pedagógica da Educação do Campo com o Semiárido Brasileiro. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação do Campo
Recursos didáticos
Produção de recursos didáticos
Teaching Geography
Rural Education
Teaching Resources
Production of teaching resources
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37449
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdfEnsino de Geografia e Educação do Campo: possibilidades e desafios na produção de recursos didáticos no contexto escolar. - Anais de Evento CDSA 2024886.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.