Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451
Title: Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido.
Other Titles: Teaching geography and rural education: report on the experience in the construction of teaching resources in rural schools in the semi-arid region.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Educação do Campo;Ensino de Geografia;Recursos didáticos;Escolas do campo - semiárido;Produção de recursos didáticos;Escola Presidente Vargas - Sumé - PB;Pesquisa-ação;Rural Education;Teaching Geography;Teaching resources;Rural schools - semi-arid;Production of teaching resources;Presidente Vargas School - Sumé - PB;Action research
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio. Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. In: CONEDU, 2023, João Pessoa - PB. Anais IX CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. v. 1. p. 1-11. ISSN: 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no município de Sumé – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Keywords: Educação do Campo
Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo - semiárido
Produção de recursos didáticos
Escola Presidente Vargas - Sumé - PB
Pesquisa-ação
Rural Education
Teaching Geography
Teaching resources
Rural schools - semi-arid
Production of teaching resources
Presidente Vargas School - Sumé - PB
Action research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2023.pdfEnsino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. - Anais de Evento CDSA 2023469.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.