Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no município de Sumé – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleEnsino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451-
dc.date.accessioned2024-08-21T21:26:13Z-
dc.date.available2024-08-21-
dc.date.available2024-08-21T21:26:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEscolas do campo - semiáridopt_BR
dc.subjectProdução de recursos didáticospt_BR
dc.subjectEscola Presidente Vargas - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectRural schools - semi-aridpt_BR
dc.subjectProduction of teaching resourcespt_BR
dc.subjectPresidente Vargas School - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching geography and rural education: report on the experience in the construction of teaching resources in rural schools in the semi-arid region.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio. Ensino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. In: CONEDU, 2023, João Pessoa - PB. Anais IX CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. v. 1. p. 1-11. ISSN: 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37451pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2023.pdfEnsino de geografia e educação do campo: relato da experiência na construção de recursos didáticos em escolas do campo do semiárido. - Anais de Evento CDSA 2023469.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.