Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37452
Title: Compreendendo os movimentos sociais no território de Sapé/PB através da construção de mapas conceituais na aula de geografia.
Other Titles: Understanding social movements in the territory of Sapé/PB through the construction of conceptual maps in geography class.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
ALVES, Edivaldo Miguel.
Keywords: Ensino de Geografia;Movimentos sociais;Mapas conceituais;Processo de ensino-aprendizagem;Sapé - PB - movimentos sociais;Pesquisa-ação;Teaching Geography;Social movements;Concept maps;Teaching-learning process;Sapé - PB - social movements;Action research
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio; ALVES, Edivaldo Miguel. Compreendendo os movimentos sociais no território de Sapé/PB através da construção de mapas conceituais na aula de geografia. In: CONEDU, 2023, João Pessoa - PB. Anais IX CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. v. 1. p. 1-13. ISSN: 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37452
???metadata.dc.description.resumo???: À Geografia, ciência que tem por objeto de estudo o espaço geográfico, a configuração social dos indivíduos e sua relação com este espaço, cabe à análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. Desta forma, a pesquisa que estamos desenvolvendo no âmbito do PROFGEO tem objetivo produzir mapas conceituais, construídos pelos próprios alunos, como recurso didático facilitador no processo de ensino-aprendizagem na compreensão dos movimentos sociais contemporâneos no território do município de Sapé-PB, no âmbito do ensino de Geografia através da mediação do professor. A mesma, está sendo desenvolvida através de uma abordagem qualitativa no contexto da Pesquisa–Ação. Verificamos no decorrer do processo de pesquisa que a temática dos movimentos sociais tem sido apresentada de maneira incipiente e superficial nos livros didáticos de Geografia, quando é abordada. Diante dessa constatação preliminar, torna-se premente a necessidade de opções metodológicas que venham a contribuir com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como instrumento facilitador da aprendizagem sobre os movimentos sociais a partir de uma abordagem geográfica.
Keywords: Ensino de Geografia
Movimentos sociais
Mapas conceituais
Processo de ensino-aprendizagem
Sapé - PB - movimentos sociais
Pesquisa-ação
Teaching Geography
Social movements
Concept maps
Teaching-learning process
Sapé - PB - social movements
Action research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37452
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COMPREENDENDO OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO DE SAPÉ - ANAIS DE EVENTO CDSA 2023.pdfCompreendendo os movimentos sociais no território de Sapé/PB através da construção de mapas conceituais na aula de geografia. - Anais de Evento CDSA 2023671.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.