Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso, deve-se considerar as necessidades dos alunos, seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na Geografia. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência da produção e experimentação do recurso didático intitulado “Climograma do Semiárido”. Este recurso didático foi produzido no âmbito do projeto de extensão realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi realizado na sala de aula envolvendo os universitários, alunos e a professora titular. Verificamos que o recurso didático produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma forma concreta e contextualizada o ensino sobre climas que seriam visualizadas apenas por imagens do livro didático de uma forma distante da realidade. Desta forma, identificamos o quanto foi válido a contribuição de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo para uma educação geográfica de qualidade para as escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA produção do recurso didático “Climograma do Semiárido” no ensino de Geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37458-
dc.date.accessioned2024-08-22T17:29:32Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T17:29:32Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectCariri Paraibanopt_BR
dc.subjectClimograma do semiárido - recurso didáticopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Resourcespt_BR
dc.subjectClimogram of the Semiarid Region - Teaching Resourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorMOTA, Antonio Carlos Soares de.-
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.creatorFARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of the teaching resource “Climograma do Semiárido” in the teaching of Geography for rural schools in Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. A produção do recurso didático “Climograma do Semiárido” no ensino de Geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. In: I CONIMAS, 2019, Campina Grande. I CONIMAS. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2019. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37458pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO “CLIMOGRAMA DO SEMIÁRIDO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfA produção do recurso didático “Climograma do Semiárido” no ensino de Geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. - Anais de Evento CDSA 2018340.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.