Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia. Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção e experimentação de um recurso didático intitulado ―Arte Rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro‖. Esse recurso didático foi produzido no âmbito do projeto de extensão realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Estadual Maria Balbina, localizada no distrito de Santa Luzia município de Serra Branca - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi realizado na sala de aula, envolvendo os universitários, alunos e a professora titular. Verificamos que o recurso didático produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma forma concreta e contextualizada o ensino sobre as rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas, que seriam visualizadas apenas por imagens do livro didático de uma forma distante da realidade. Desta forma, identificamos o quanto foi válido a contribuição de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo para uma educação geográfica de qualidade para as escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleArte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459-
dc.date.accessioned2024-08-22T17:36:47Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T17:36:47Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectArte rupestrept_BR
dc.subjectDiálogo geográfico - Austrália e Semiárido Brasileiropt_BR
dc.subjectAustrália e Semiárido Brasileiro - diálogo geográficopt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectSemiárido Brasileiro - escolas do campopt_BR
dc.subjectEscola Estadual Maria Balbina - Serra Branca - Distrito de Santa Luzia - PBpt_BR
dc.subjectRock artpt_BR
dc.subjectGeographical dialogue - Australia and the Brazilian Semiaridpt_BR
dc.subjectAustralia and the Brazilian Semiarid - geographical dialoguept_BR
dc.subjectGeographical educationpt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectBrazilian Semiarid - country schoolspt_BR
dc.subjectMaria Balbina State School - Serra Branca - Santa Luzia District - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorARAUJO, Hosana Torres de.-
dc.creatorMOTA, Antonio Carlos Soares de.-
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRock art: the geographical dialogue between Australia and the Brazilian Semi-Arid region through the production of a didactic resource in teaching geography to rural schools in Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio; ARAUJO, Hosana Torres de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares. Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. In: I CONIMAS, 2019, Campina Grande. I CONIMAS. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2019. v. 1. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTE RUPESTRE O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfArte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. - Anais de Evento CDSA 2018525.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.