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Title: A escola moderna e a des/construção do negro: por novos olhares históricos.
Other Titles: The modern school and the des / construction of the black: by new historical looks.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, José do Egito Negreiros .
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO , Patrícia Cristina de Aragão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: APOLINÁRIO , Juciene Ricarte.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ROCHA , Solange Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: LIMA, Luciano Mendonça de.
Keywords: Educação;Negro-Escravo;Historiografia Brasileira;Education;Slave Black Man;Brazilian Historiography
Issue Date: 15-May-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, J. do E. N. A escola moderna e a des/construção do negro: por novos olhares históricos. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Sob as orientações teóricas de uma história cultural e suas problematizações em relação ao poder dos discursos no campo da história, a presente pesquisa tem a finalidade de realizar um estudo na área da historiografia brasileira (fazendo nossas escolhas), analisando os mais diversos saberes construídos sobre o negro para a história do Brasil, desde as contribuições de Karl Von Martius, Francisco Adolfo de Varnhagen, Gilberto Freyre e Florestan Fernandes, até as publicações historiográficas da década de 1980, que emergiram na historiografia, rompendo com as abordagens anteriores e instituindo novos olhares históricos sobre o negro brasileiro. Nosso objetivo principal é o de analisar as construções históricas sobre o negro resultantes de nossa historiografia, delimitando um corte epistemológico ocorrido nas pesquisas históricas da década de 1980 e, também, verificar até que ponto as pesquisas históricas dessa década estão sendo utilizadas pelos livros didáticos de história, já que, desde o ano de 2003, o governo federal sancionou a Lei 10.639 que alterou a LDB, sugerindo mudanças no ensino educacional com a obrigatoriedade do estudo da história da África e da cultura Afro-Brasileira na educação dos ensinos fundamental e médio das escolas brasileiras. Portanto, além de realizarmos um estudo bibliográfico na historiografia brasileira, dedicaremos uma reflexão sobre as aporias da educação moderna no seu tratamento para com a diferença e a diversidade cultural, a partir das contribuições educacionais dos pesquisadores “foucaultianos”.
Abstract: Based on the theoretical orientations of a cultural history and its problems in relation to the power of the speeches into the history camp, the present research has as goal to do a study in the Brazilian historiography area (making our chooses), analyzing the most several knowledge built about a black man to the Brazil’s history, since the Karl Von Martius’, Francisco Adolfo de Varnhagen’s, Gilberto Freyre’s and Florestan Fernandes’ contributions till the historiography publications in the 1980’s, that came up in the historiography, breaking with the previous approaches and providing new historic visions about the Brazilian black man. Our mainly goal is to analyze the historical built about the black man resultant from our historiography delimiting an epistemological break occurred in the historical researches of 1980’s, and verify too, till the point, the historical researches of this times are being used in the history didactic books, just that, since 2003, the federal government has sanctioned the Law 10.639 that has changed the LDB, giving changes in the educational learned with the obligatoriness about the study of Africa’s history and Afro-Brazilian’s culture in the elementary and secondary’s learning in the Brazilian schools. After all, we have made a bibliographic study in the Brazilian historiography; we will dedicate a reflection about the aperies of modern education at its treating to the differences and cultural diversities from the educational contributions of the “foulcaultians” researchers.
Keywords: Educação
Negro-Escravo
Historiografia Brasileira
Education
Slave Black Man
Brazilian Historiography
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3746
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