Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461
Title: A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais.
Other Titles: The production of teaching resources for geography teaching in schools in the semi-arid region: the experience of the social technologies mural.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Recursos didáticos;Ensino de Geografia;Educação do Campo;Tecnologias sociais;Produção de recursos didáticos;Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB;Teaching resources;Teaching Geography;Rural Education;Social technologies;Production of teaching resources;José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio. A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. II CONIDIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o mural de fotografias das tecnologias sociais como recurso didático produzido no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desse recurso no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que o recurso didático produzido e experimentado nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornou-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em relação a convivência com o Semiárido
Keywords: Recursos didáticos
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Tecnologias sociais
Produção de recursos didáticos
Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB
Teaching resources
Teaching Geography
Rural Education
Social technologies
Production of teaching resources
José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdfA Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. - Anais de Evento CDSA 2017199.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.