Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37466
Title: Contação de história em Libras para crianças surdas: estudo descritivo dos personagens em “O lobinho bom” no canal do youtube “Mãos aventureiras” de Carolina Hessel.
Other Titles: Storytelling in Libras for deaf children: descriptive study of the characters in “The Good Little Wolf” on the YouTube channel “Mãos aven-tureiras” by Carolina Hessel.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Lívia Maria Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo.
Keywords: Literatura Infantil;Literatura em Língua de Sinais;Contação de História em Libras;Personagens na Estética da Libras;Narrativa;Children's Literature;Literature In Sign Language;Storytelling In Libras;Characters In The Aesthetics Of Libras;Narrative
Issue Date: 6-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Lívia Maria Alves de. Contação de história em Libras para crianças surdas: estudo descritivo dos personagens em “O lobinho bom” no canal do youtube “Mãos aventureiras” de Carolina Hessel. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37466
???metadata.dc.description.resumo???: A contação de história para criança surda em Libras tem a estética como uma importante característica para a criação da narrativa sinalizada, a definição da personificação e a per-formance dos personagens. Vale ressaltar que, esse elemento estético na Literatura em Libras, mostra o humano por incorporação e os animais, plantas, objetos inanimados por antropomorfismo. Embora, tais estratégias sejam importantes para a contação sinalizada notamos que, ainda são incipientes os estudos que considerem a descrição da estética da Libras. Como forma de lançarmos um olhar mais atento a tais questões, traçamos o seguinte objetivo geral: descrever o/os elemento/s da estética da literatura em Libras na performance de Carolina Hessel na contação da história “O Lobinho bom”. E, enquanto objetivos específicos: identificar os elementos da estética da Literatura em Libras utilizados por Carolina Hessel na contação “O Lobinho bom” para criação performática dos personagens da narrativa; e descrever os elementos identificados na performance para humanos e animais. Esse estudo foi desenvolvido com a contribuição da teoria sobre a estética da literatura em língua de sinais, tendo como principal referência Sutton-Spence (2021) e Sutton-Spence e Kaneko (2016). Para reflexão sobre a literatura infantil e contação de história, como parte do desenvolvimento de uma prática de contato da criança, estudamos Zliberman (2012). A investigação caracteriza-se enquanto pesquisa qualitativa em que operamos com o método descritivo (GIL, 2009) e a construção dos dados se deu com base na análise de conteúdo de Bardin (1977). Ao final da pesquisa, percebemos e entendemos que, na estética da língua de sinais a incorporação e antropomorfismo, como elementos para criação dos personagens, são primordiais para a contação de histórias em Libras para crianças surdas.
Abstract: Storytelling for deaf children in Libras has aesthetics as an important characteristic for the creation of the signed narrative, the definition of personification and the performance of the characters. It is worth mentioning that this aesthetic element in Literature in Libras shows the human through incorporation and animals, plants, and inanimate objects through anthropomorphism. Although such strategies are important for signed storytelling, we note that studies that consider the description of the aesthetics of Libras are still incipient. In order to take a closer look at such issues, we outline the following general objective: to describe the element(s) of the aesthetics of Literature in Libras in Carolina Hessel's performance in the telling of the story “The Good Little Wolf”. And, as specific objectives: to identify the elements of the aesthetics of Literature in Libras used by Carolina Hessel in the telling of “The Good Little Wolf” for the performative creation of the characters in the narrative; and to describe the elements identified in the performance for humans and animals. This study was developed with the contribution of the theory on the aesthetics of literature in sign language, having as main references Sutton-Spence (2021) and Sutton-Spence and Kaneko (2016). To reflect on children's literature and storytelling, as part of the development of a practice of contact with children, we studied Zliberman (2012). The investigation is characterized as qualitative research in which we operate with the descriptive method (GIL, 2009) and the construction of the data was based on Bardin's content analysis (1977). At the end of the research, we realized and understood that, in the aesthetics of sign language, incorporation and anthropomorphism, as elements for creating characters, are essential for storytelling in Libras for deaf children.
Keywords: Literatura Infantil
Literatura em Língua de Sinais
Contação de História em Libras
Personagens na Estética da Libras
Narrativa
Children's Literature
Literature In Sign Language
Storytelling In Libras
Characters In The Aesthetics Of Libras
Narrative
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37466
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA MARIA ALVES DE FREITAS-MONOGRAFIA-CH-LETRAS LIBRAS (2023).pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.