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Title: Arremedando Dior: a moda do New Look em São João do Sabugi-RN (anos 1950).
Other Titles: Dior: The fashion of New Look in São João do Sabugi - RN (1950s).
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS FILHO, João Quintino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACEDO, Hélder Alexandre Medeiros de.
Keywords: Vestuário – São João do Sabugi-RN;Moda - História;New Look - França;Christian Dior;Gênero;Cultura;Clothing - San Juan del Sabugi-RN;Fashion - History;New Look - France;Genre;Culture
Issue Date: 10-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS FILHO, J. Q. de. Arremedando Dior: a moda do New Look em São João do Sabugi-RN (anos 1950). 2014. 242 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Dissertação: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3747
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação estuda a relação entre o estilo New Look, criado em Paris, França, no ano de 1947, e a moda usada pelas mulheres de São João do Sabugi – RN, Brasil, durante a década de 1950. Os marcos teóricos deste trabalho podem ser buscados em Gilles Lipovetsky (conceito de moda), Judith Butler (conceito de gênero) e Michel de Certeau (conceito de prática cultural). Lendo imagens, vozes, impressos e um vestido da época, considerado enquanto documento histórico, esta pesquisa sugere que o estilo de vestir construído por Christian Dior sofreu adaptações no lugar sertanejo, decorrentes tanto do gosto quanto das condições materiais de suas usuárias. As modificações, fossem no acréscimo de detalhes que atendessem ao pudor e ao recato, fossem na busca de materiais alternativos àqueles mais caros e raros, deram ao New Look usado entre as sabugienses um aspecto de arremedo de Dior, o que abre espaço para a discussão do caráter hegemônico da moda. As táticas locais de combate aos ditames da moda, que permitiam vesti-la transformando-a, fazem reconhecer o paradoxal da esfera da aparência nesse período: enquanto se apresenta como uma das conquistas do mundo democrático, contribui para a construção das identidades de gênero pela sugestão de um vestuário sexualizado.
???metadata.dc.description.resume???: Cette thèse étudie la relation entre le style New Look, créée à Paris, en France, au cours de l'année de 1947, et la manière utilisée par les femmes de São João do Sabugi - RN, au Brésil, au cours de la décennie de 1950. Jalons théoriques de ces travaux peuvent être cherchés dans Gilles Lipovetsky (concept de la mode), Judith Butler (notion de genre) et Michel de Certeau (notion de pratique culturelle). Lecture des images, des voix, imprimé et une robe de la saison, considéré comme document historique, cette recherche suggère que le style d'habillement construit par Christian Dior a connu des ajustements dans la place sertanejo, découlant à la fois du goût et les conditions matérielles de leurs utilisateurs. Les modifications, en plus des détails qui ont respecté la modestie et le calme, étaient à la recherche de matériaux de substitution à ceux qui sont plus coûteux et rares, a donné un nouvel aspect utilisé entre le sabugienses un aspect de semblant de Dior, qui ouvre l'espace pour la discussion de caractère hégémonique de la mode. Les tactiques lutter contre emplacements à des diktats de la mode, permettant vêtir il transformer, faire reconnaître le paradoxe de la sphère d'apparence dans cette période : alors qu'il se présente comme l'une des réussites du monde démocratique, contribue à la construction des identités sexuelles par suggestion d'une façon anormale sexualisée vêtements.
Keywords: Vestuário – São João do Sabugi-RN
Moda - História
New Look - França
Christian Dior
Gênero
Cultura
Clothing - San Juan del Sabugi-RN
Fashion - History
New Look - France
Genre
Culture
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3747
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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