Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472
Title: Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade.
Other Titles: Geographical interventions in rural schools within the scope of PIBID - Diversity.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
ARAÚJO, Marilia de Oliveira.
Keywords: PIBID - Diversidade;Ensino de Geografia;Educação do Campo;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID;Escolas do campo;Intervenções geográficas;Cariri paraibano;PIBID - Diversity;Geography Teaching;Rural Education;Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBID;Rural Schools;Geographical Interventions
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio; RAMOS, Andréa Augusta de Morais; ARAÚJO, Marilia de Oliveira. Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Anais… CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora, 2016. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas escolas do campo do Cariri Paraibano, através da implantação de um subprojeto que está inserido no projeto institucional PIBID4 - DIVERSIDADE do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais, o qual tem por objetivo incentivar o ensino de Geografia contextualizado e incentivar a formação de professores para atuarem na educação básica nas escolas do campo do Semiárido Paraibano. O subprojeto se caracteriza ação qualitativa, em que estão sendo utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação, o mesmo está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo, localizados na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. A partir das ações que estão sendo desenvolvidas no caminhar do subprojeto, estamos criando uma proposta de ensino de Geografia contextualizado para as escolas do campo no Semiárido Paraibano. Para a criação desta proposta, julgamos necessário, alcançarmos alguns objetivos mais específicos que seriam: identificar nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores pesquisados propostas consolidadas na escola, ancoradas na realidade e nas práticas dos povos do campo do Semiárido Paraibano, com metodologias, conteúdos, currículo e estrutura apropriados à região, levando em conta suas potencialidades socioculturais, econômicas e ambientais.
Keywords: PIBID - Diversidade
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Escolas do campo
Intervenções geográficas
Cariri paraibano
PIBID - Diversity
Geography Teaching
Rural Education
Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBID
Rural Schools
Geographical Interventions
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTERVENÇÕES GEOGRÁFICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfIntervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. - Anais de Evento CDSA 2016631.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.