Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas escolas do campo do Cariri Paraibano, através da implantação de um subprojeto que está inserido no projeto institucional PIBID4 - DIVERSIDADE do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais, o qual tem por objetivo incentivar o ensino de Geografia contextualizado e incentivar a formação de professores para atuarem na educação básica nas escolas do campo do Semiárido Paraibano. O subprojeto se caracteriza ação qualitativa, em que estão sendo utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação, o mesmo está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo, localizados na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. A partir das ações que estão sendo desenvolvidas no caminhar do subprojeto, estamos criando uma proposta de ensino de Geografia contextualizado para as escolas do campo no Semiárido Paraibano. Para a criação desta proposta, julgamos necessário, alcançarmos alguns objetivos mais específicos que seriam: identificar nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores pesquisados propostas consolidadas na escola, ancoradas na realidade e nas práticas dos povos do campo do Semiárido Paraibano, com metodologias, conteúdos, currículo e estrutura apropriados à região, levando em conta suas potencialidades socioculturais, econômicas e ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleIntervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472-
dc.date.accessioned2024-08-22T22:08:12Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T22:08:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPIBID - Diversidadept_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectIntervenções geográficaspt_BR
dc.subjectCariri paraibanopt_BR
dc.subjectPIBID - Diversitypt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectInstitutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBIDpt_BR
dc.subjectRural Schoolspt_BR
dc.subjectGeographical Interventionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorRAMOS, Andréa Augusta de Morais.-
dc.creatorARAÚJO, Marilia de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeographical interventions in rural schools within the scope of PIBID - Diversity.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio; RAMOS, Andréa Augusta de Morais; ARAÚJO, Marilia de Oliveira. Intervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Anais… CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora, 2016. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37472pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTERVENÇÕES GEOGRÁFICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfIntervenções geográficas nas escolas do campo no âmbito do PIBID - Diversidade. - Anais de Evento CDSA 2016631.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.