Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37476
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, A. K. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866731847671769pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Luis Henrique Hermínio.
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, L. H. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991283096951332pt_BR
dc.contributor.referee1PAULO, Maria Assunção Lima de.
dc.contributor.referee1IDPAULO, M. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362829612160567pt_BR
dc.contributor.referee2BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
dc.contributor.referee2IDBATISTA, M. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393048148588630pt_BR
dc.description.resumoAs concepções de natureza variam de pessoa para pessoa, assim como o que os indivíduos entendem sobre a educação ambiental. O objetivo desta monografia é apresentar as con-cepções de natureza e o que é a educação ambiental e sua representação a partir da pers-pectiva dos alunos do Ensino Médio da escola ECIT Prof. Raul Córdula, que fica localizada na área urbana do município de Campina Grande, no bairro do Presidente Médici, cidade de porte médio do interior da Paraíba. A partir do contato com a sala de aula do ensino médio, pude perceber que a temática da educação ambiental está muito ausente dentro do currículo escolar, mesmo que alguns professores tentem introduzir temática de alguma forma em disciplinas como Sociologia, Geografia, Biologia, entre outras. Foi aplicado 1 (um) questionário com 14 (quatorze) perguntas. 3 (três) perguntas iniciais, onde a primeira era a colaboração em declarar e assumir a responsabilidade sobre a resposta do mesmo, e 2 (duas) perguntas de apresentação, contendo o seu gênero e a série que estão cursando. A aplicação ocorreu nas seguintes séries, 1º ano (três turmas); 2º ano (duas turmas) e 3º ano (uma turma), obtendo 105 (cento e cinco) respostas no total. Os resultados da pesquisa destacam que, é possível destacar que há interesse dos estudantes em aprofundarem seus conhecimentos sobre as questões ambientais, ainda que não tenham acesso a muitos conteúdos de educação ambiental em suas trajetórias escolares. Vivências e percepções diferentes de natureza verificadas entre estudantes podem ser um desafio, mas também uma oportunidade para a dinamização de conteúdos de educação ambiental entre eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleAs concepções de natureza e educação ambiental entre os alunos da Escola ECIT Prof. Raul Córdula - Campina Grande (PB).pt_BR
dc.date.issued2023-07-11
dc.description.abstractThe conceptions of nature vary from person to person, as well as what individuals unders-tand about environmental education. The objective of this monograph is to present the conceptions of nature and what is environmental education and its representation from the perspective of high school students at ECIT Prof. Raul Córdula, which is located in the urban area of the municipality of Campina Grande, in the neighborhood of Presidente Médici, a medium-sized city in the interior of Paraíba. From the contact with the high school classroom, I could see that the theme of environmental education is very absent within the school curriculum, even if some teachers try to introduce the theme in some way in disciplines such as Sociology, Geography, Biology, among others. . 1 (one) questionnaire with 14 (fourteen) questions was applied. 3 (three) initial questions, where the first was the collaboration in declaring and taking responsibility for the answer, and 2 (two) introductory questions, containing their gender and the grade they are attending. The application took place in the following grades, 1st year (three classes); 2nd year (two classes) and 3rd year (one class), obtaining 105 (one hundred and five) responses in total. The survey results highlight that it is possible to highlight that there is interest from students in deepening their knowledge on environmental issues, even though they do not have access to many environmental education contents in their school trajectories. Different experiences and perceptions of nature verified among students can be a challenge, but also an opportunity for the dynamization of environmental education content among them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37476
dc.date.accessioned2024-08-23T15:05:35Z
dc.date.available2024-08-23
dc.date.available2024-08-23T15:05:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectConcepções de Naturezapt_BR
dc.subjectSociologia Ambientalpt_BR
dc.subjectEstudantes de Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectConceptions of Naturept_BR
dc.subjectEnvironmental Sociologypt_BR
dc.subjectHigh School Studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Ana Karla Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of nature and environmental education among students at Escola ECIT Prof. Raul Córdula - Campina Grande (PB).pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Ana Karla Pereira. As concepções de natureza e educação ambiental entre os alunos da Escola ECIT Prof. Raul Córdula - Campina Grande (PB). 39 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37476pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA KARLA PEREIRA CAVALCANTE-MONOGRAFIA-CH-CIÊNCAIS SOCIAIS (2023).pdf917.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.