Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO desenho se apresenta com uma ferramenta didático-pedagógica extremamente interessante para ser explorada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Ele pode proporcionar ao professor uma ótima estratégia para se trabalhar, de maneira mais lúdica, inúmeros conteúdos. Desta forma, o presente trabalho, busca apresentar, através de um relato de experiência, a produção de desenhos como ferramenta para a exploração de temáticas no que tange a área de Ciências Humanas e Sociais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Esta experiência foi realizada durante a oficina intitulada: “A produção de desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais”, ocorrida durante o IV Encontro de Iniciação à Docência da UFCG, e envolveu diversos estudantes do referido curso. Para a realização de tal atividade utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, que foi divido em momentos de capacitação, produção e debate sobre os desenhos produzidos pelos discentes. A produção e experimentação das produções foram realizadas durante a oficina com os estudantes envolvidos e o ministrante da atividade. Verificamos que os desenhos produzidos foram de grande importância para entendimento, por parte dos envolvidos na oficina, das temáticas abordadas pela área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, entendemos que o desenho se caracteriza como um instrumento muito válido para a abordagem dos mais diversos conteúdos possíveis na sala de aula, e por isso, deve ser mais e melhor trabalhado por parte dos professores das escolas do campo, principalmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleOficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477-
dc.date.accessioned2024-08-23T15:14:35Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T15:14:35Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
dc.subjectProdução de desenho - oficina pedagógicapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectDesenho como recurso didáticopt_BR
dc.subjectRecurso didático pedagógico - desenhopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Education - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectPedagogical workshoppt_BR
dc.subjectDrawing production - pedagogical workshoppt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectDrawing as a teaching resourcept_BR
dc.subjectPedagogical teaching resource - drawingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorNOGUEIRA, Rosecreide Soares-
dc.creatorFARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.creatorMOTA, Antonio Carlos Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical workshop: design as a strategy in training by area of ​​knowledge of the degree in rural education: experience report.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosecreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de; MOTA, Antonio Carlos Soares de. Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Anais. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OFICINA PEDAGÓGICA O DESENHO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfOficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. - Anais de Evento CDSA 2018284.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.