Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensinoaprendizagem da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleRecursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478-
dc.date.accessioned2024-08-23T15:18:54Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T15:18:54Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEscola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectJosé Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching resources: doing and learning in teaching Geography in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: I Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECURSOS DIDÁTICOS O FAZER E O APRENDER - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2017.pdfRecursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo. - Anais de Evento CDSA 2017416.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.