Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478
Title: Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo.
Other Titles: Teaching resources: doing and learning in teaching Geography in rural schools.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Recursos didáticos;Ensino de Geografia;Escolas do campo;Educação do Campo;Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB;Teaching resources;Geography teaching;Country schools;Countryside education;José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: I Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensinoaprendizagem da disciplina.
Keywords: Recursos didáticos
Ensino de Geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB
Teaching resources
Geography teaching
Country schools
Countryside education
José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECURSOS DIDÁTICOS O FAZER E O APRENDER - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2017.pdfRecursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo. - Anais de Evento CDSA 2017416.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.