Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480
Title: Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”.
Other Titles: Production and experimentation of didactic resources in teaching geography for rural schools: the example of the game “jigsaw puzzle of the geographic space of the semi-arid region”.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
Keywords: Ensino de Geografia;Educação do Campo;Recurso didático - jogo quebra-cabeça;Processo de ensino-aprendizagem;Educação contextualizada;Jogo quebra-cabeça - recurso didático;Espaço geográfico - semiárido paraibano;Teaching Geography;Rural Education;Teaching resource - jigsaw puzzle;Teaching-learning process;Contextualized education;Jigsaw puzzle - teaching resource;Geographic space - semi-arid region of Paraíba
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, intitulada Produção e experimentação de recurso didático no ensino de Geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do Semiárido”, teve por objetivo produzir e experimentar um jogo quebra-cabeça como recurso didático contextualizado. O referido jogo aborda o conceito de espaço geográfico identificando os elementos naturais e socioeconômicos do Semiárido, no âmbito do conceito geográfico e de sua implicação no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, através da mediação. A mesma foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri no município de Serra Branca – PB, através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação. A partir desta pesquisa, foi possível verificar a importância dos recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo. Sendo estes um facilitador, envolvendo o educando de forma mais próxima da temática, levando-o a construção do conhecimento ao entender que esta temática faz parte de sua vida social, cultural e econômica e a descobrir que o conhecimento não está longe, mas dentro de si através de suas vivências no campo.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação do Campo
Recurso didático - jogo quebra-cabeça
Processo de ensino-aprendizagem
Educação contextualizada
Jogo quebra-cabeça - recurso didático
Espaço geográfico - semiárido paraibano
Teaching Geography
Rural Education
Teaching resource - jigsaw puzzle
Teaching-learning process
Contextualized education
Jigsaw puzzle - teaching resource
Geographic space - semi-arid region of Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2020.pdfProdução e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. - Anais de evento CDSA 2020748.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.