Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada Produção e experimentação de recurso didático no ensino de Geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do Semiárido”, teve por objetivo produzir e experimentar um jogo quebra-cabeça como recurso didático contextualizado. O referido jogo aborda o conceito de espaço geográfico identificando os elementos naturais e socioeconômicos do Semiárido, no âmbito do conceito geográfico e de sua implicação no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, através da mediação. A mesma foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri no município de Serra Branca – PB, através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação. A partir desta pesquisa, foi possível verificar a importância dos recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo. Sendo estes um facilitador, envolvendo o educando de forma mais próxima da temática, levando-o a construção do conhecimento ao entender que esta temática faz parte de sua vida social, cultural e econômica e a descobrir que o conhecimento não está longe, mas dentro de si através de suas vivências no campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleProdução e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480-
dc.date.accessioned2024-08-23T18:36:18Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T18:36:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectRecurso didático - jogo quebra-cabeçapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectJogo quebra-cabeça - recurso didáticopt_BR
dc.subjectEspaço geográfico - semiárido paraibanopt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTeaching resource - jigsaw puzzlept_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectJigsaw puzzle - teaching resourcept_BR
dc.subjectGeographic space - semi-arid region of Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorMOTA, Antonio Carlos Soares de.-
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.creatorFARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction and experimentation of didactic resources in teaching geography for rural schools: the example of the game “jigsaw puzzle of the geographic space of the semi-arid region”.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2020.pdfProdução e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. - Anais de evento CDSA 2020748.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.