Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37481
Title: A importância da iniciação da pesquisa no ensino de sociologia: relato da experiência realizada na Escola de Ensino Médio Teodorico Teles de Quental em Crato - Ceará.
Other Titles: The importance of research initiation in the teaching of sociology: report of the experience carried out at the Teodorico Teles de Quental High School in Crato - Ceará.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
SILVA, Francisco Stefeson da.
Keywords: Ensino de Sociologia;Metodologia do ensino;Pesquisa em sala de aula;Processo de ensino-aprendizagem;Escola Teodorico Teles de Quental - Crato - CE;Teaching Sociology;Teaching methodology;Classroom research;Teaching-learning process;Teodorico Teles de Quental School - Crato - CE
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; SILVA, Francisco Stefeson da. A importância da iniciação da pesquisa no ensino de sociologia: relato da experiência realizada na Escola de Ensino Médio Teodorico Teles de Quental em Crato - Ceará. In: VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, VI CONAPESC. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37481
???metadata.dc.description.resumo???: O artigo tem o objetivo de trazer a discussão sobre a importância da pesquisa científica na educação básica com estudantes do ensino médio, evidenciando um relato de experiência sobre a realização do projeto de pesquisa apresentado na Feira Regional de Ciência e Cultura da Crede 18 (18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), na área de Ciências Humanas, desenvolvido na Escola de Ensino Médio Teodorico Teles de Quental no município de Crato - Ceará, no ano de 2014. A proposta busca discutir a importância e características de dois distritos da cidade, evidenciando suas riquezas culturais, naturais e históricas em contrapartida a dois movimentos distintos que distorcem a maneira como entendemos o que é viver em um sítio ou distrito isolado de tudo e todos. O impacto de uma grande obra governamental e um projeto de emancipação mudam a compreensão dos moradores e fazendo com que eles despertem um espírito cooperativo e solidário, ao passo que o desejo de marcar e delimitar o seu espaço torna-se uma característica bem evidenciada para os estudantes que estão em processo de construção do saber e pesquisa científica. O artigo busca, metodologicamente, descrever e relatar as experiências da pesquisa vivenciadas pelos alunos da educação básica, que, orientados pelo professor, aplicaram seus conhecimentos na análise e compreensão dos espaços estudados, através de uma pesquisa caracterizada de qualitativa, com a observação participante sendo a principal ferramenta norteadora do desenvolvimento da pesquisa, possibilitando aos estudantes a observação e o convívio no campo de estudo. Os resultados dessa pesquisa permitiram que os estudantes vivenciassem realidades ímpares em suas vidas, pois ouviram e constataram como os grupos sociais, sejam de grandes centros urbanos ou de pequenas comunidades agrícolas do interior do Ceará, lutam por seus ideais para manter sua história, memória e lares preservados, recorrendo a cultura e outras formas mais que legítimas, demonstrando como vivem e sofrem para manter suas comunidades e sítios sempre preservados.
Keywords: Ensino de Sociologia
Metodologia do ensino
Pesquisa em sala de aula
Processo de ensino-aprendizagem
Escola Teodorico Teles de Quental - Crato - CE
Teaching Sociology
Teaching methodology
Classroom research
Teaching-learning process
Teodorico Teles de Quental School - Crato - CE
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37481
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdfA importância da iniciação da pesquisa no ensino de sociologia: relato da experiência realizada na Escola de Ensino Médio Teodorico Teles de Quental em Crato - Ceará. - Anais de Evento CDSA 20215.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.