Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA aula de campo é uma opção metodológica no processo de ensino-aprendizagem riquíssima para contextualizar os conteúdos estudados em sala de aula no ensino de Geografia, sendo vista como um meio de levar o aluno a refletir sobre a teoria, mobilizando-o a confrontar com a realidade o que foi discutido em sala de aula. Sendo assim, na busca desse confronto entre teoria e realidade foi realizada uma aula de campo no âmbito da disciplina Geografia Agrária do curso da Licenciatura em Educação do Campo no Cariri Paraibano. Desta forma, este trabalho tem por objetivo relatar a aula de campo da disciplina Geografia Agrária e sua importância para os alunos do curso da Licenciatura em Educação do campo do CDSA/ UFCG. Neste sentido, a pesquisa de campo foi vista como uma aproximação do que se ler com o que se ver, na busca de respostas e visualizações na realidade local para significar os conteúdos ministrados na disciplina Geografia Agrária, sendo assim, escolhemos campo do Cariri Paraibano para aproximar o integralizar o conhecimento teórico como o empírico. Como referencial teórico, utilizamos Alentejano e Rocha-Leão (2006), Castrogiovanni (2000), Morais (2003), Pontuschka (2009) , Oliveira (2010) e Passini (2010). No caminho metodológico utilizamos os pressupostos teóricos da Observação Participante (MARCONI e LAKATOS, 2009), como também, para elaborar a aula de campo, tivemos por base Neves (2010), que aponta três etapas a serem seguidas para a realização da aula de campo: I Planejamento e Organização, II Realização, III Relato de Campo. Como conclusão, através dos relatos elaborados e fotografias registradas pelos alunos no decorrer da aula de campo, verificamos que os alunos obtiveram uma aprendizagem significativa, realizando um debate integrado da Geografia Agrária brasileira com a realidade do campo do Cariri paraibano destacando nessa microrregião o processo de industrialização do campo, os assentamentos rurais, a educação do campo, os acampamentos, a luta pela terra, a crise hídrica, a agricultura camponesa versus agricultura capitalista e a gestão ambiental. Tornando a Geografia Agrária viva e presente na realidade dos alunos do curso da Licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleA experiência da aula de campo no cariri paraibano: caminhos na contextualização do ensino da geografia agrária no curso da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37482-
dc.date.accessioned2024-08-23T18:40:29Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T18:40:29Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGeografia agráriapt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectAgrarian geographypt_BR
dc.subjectField classpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Education - CDSA UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe experience of field classes in the Cariri region of Paraíba: paths in contextualizing the teaching of agrarian geography in the Bachelor's Degree in Rural Education at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de. A experiência da aula de campo no cariri paraibano: caminhos na contextualização do ensino da geografia agrária no curso da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG. In: V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, V CONAPESC. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37482pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EXPERIÊNCIA DA AULA DE CAMPO NO CARIRI PARAIBANO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2020.pdfA experiência da aula de campo no cariri paraibano: caminhos na contextualização do ensino da geografia agrária no curso da Licenciatura em Educação do Campo da UFCG. - Anais de Evento CDSA 2020539.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.