Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483
Title: Currículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo.
Other Titles: Curriculum and alphabetization: a dialog within the Educational Field.
???metadata.dc.creator???: MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de.
SÁ, Carolina.
Keywords: Currículo e alfabetização;Alfabetização e currículo;Educação do Campo;Direitos de aprendizagem;Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa;Curriculum and literacy;Literacy and curriculum;Rural education;Learning rights;National Pact for Literacy at the Right Age
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de; SÁ, Carolina. Figueiredo de; LEAL, Telma. Ferraz. Currículo e alfabetização: um diálogo com a educação do campo. Estudos de Sociologia (Recife), v.2, p. 15, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483
???metadata.dc.description.resumo???: Refletimos sobre a articulação entre os direitos de aprendizagem previstos no Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa e a dimensão formativa da educação. Que tipos de lógicas curriculares estimulam a construção de um cotidiano escolar aberto ao diálogo com processos societários em curso no campo? Os direitos fundados na aprendizagem da leitura e da escrita ferem o princípio da autonomia das escolas do campo? Sob que perspectiva deveríamos dialogar com os ditos direitos? Essas são questões sobre as quais nos debruçamos no presente artigo. Defendemos a escola como polo aglutinador de intencionalidades formativas; espaço de articulação entre ensino,memória e trajetória de vida. Observamos, entretanto, que os projetos pedagógicos dos movimentos sociais do campo se materializam num espaço escolar apenas formalmente aberto ao acolhimento da diferença. Por fim,ampliando a discussão para as escolas urbanas, concluímos que os movimentos ontológicos de emergência de subjetividades coletivas devem ser o centro de fazeres educativos interessados em favorecer direitos que ainda precisam ser aprofundados: de narrarmos nossas próprias histórias; alimentarmos criticamente nossos gostos e valores; construirmos opções estéticas que nos tornem potentes; articularmos esses conhecimentos e valores a estratégias de reprodução de nossas vidas que valorizem o trabalhador e não o capital.
Abstract: We have focused on the articulation between learnship rights stated in the National Agreement on Appropriate AgeAlphabetization (a government policy) and the formative dimension of education. What type of curricular logicsmakes for the building of a school daily routine open to dialog with current social processes in the countryside. Arethe rights founded in the learning of reading and writing against the field school principle of autonomy? Since whatperspectives have we to dialog with such a rights? Those are matters we have looked into. We sponsor the schoolas an agglutinating centre of formative intentionality; an articulating space of teaching, memory and life trajectory.We have noticed, nevertheless, that the pedagogical projects of countryside social movements happen in a schoolspace only formally open to difference. At last, amplifying the debate for urban schools, we have concluded that theontological movements of emergency of collective subjectivities must be the centre of educative practice interestedin favor rights that are still to be deepened: of narrating our own histories; feeding critically our tastes e values;building aesthetical options which make us stronger; articulating such knowledge and values with the reproductionof our lives in order to enhance the power of worker rather than the capital.
Keywords: Currículo e alfabetização
Alfabetização e currículo
Educação do Campo
Direitos de aprendizagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Curriculum and literacy
Literacy and curriculum
Rural education
Learning rights
National Pact for Literacy at the Right Age
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍRCULO E ALFABETIZAÇÃO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2012..pdfCurrículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo. - Artigo de Periódico CDSA 2012153.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.