Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486
Title: O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes.
Other Titles: The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
NASCIMENTO, Adriana Farias do.
Keywords: Ensino de Sociologia;Educação de cursos;Educação inclusiva;Educação de jovens e adultos;Recurso didático - jogo;Jogo pedagógico - recurso didático;Surdos - ensino de Sociologia;Educação lúdica;Ludicidade;Teaching Sociology;Course education;Inclusive education;Education for young people and adults;Teaching resource - game;Educational game - teaching resource;Deaf people - teaching Sociology;Playful education;Playfulness
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. v. 1. p. 1-18. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486
???metadata.dc.description.resumo???: As implicações acerca da entrada tardia da disciplina de Sociologia no currículo escolar e no cenário educacional do país ocasionaram um desserviço ao processo reflexivo e crítico de alunos que não tiveram acesso à disciplina. Neste sentido pode-se mencionar uma questão mais agravante que diz respeito à realidade educacional vivenciada pelos sujeitos surdos, que tardiamente e com dificuldades adentram no Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. Assim, pensar em uma metodologia adequada no ensino de Sociologia para os surdos é refletir acerca da diversidade de sujeitos que temos na sociedade. Desta forma, esta pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo, que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa através da pesquisa-ação, que foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos da EJA, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e sendo crítico. As estratégias de ensino por meio de atividades lúdicas permitiram aos alunos surdos capacidade de problematizar e refletir sobre conhecimentos que estão naturalizados no cotidiano, no âmbito do ensino de Sociologia da escola do Semiárido.
Keywords: Ensino de Sociologia
Educação de cursos
Educação inclusiva
Educação de jovens e adultos
Recurso didático - jogo
Jogo pedagógico - recurso didático
Surdos - ensino de Sociologia
Educação lúdica
Ludicidade
Teaching Sociology
Course education
Inclusive education
Education for young people and adults
Teaching resource - game
Educational game - teaching resource
Deaf people - teaching Sociology
Playful education
Playfulness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO POTENCIALIZADOR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdfO jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. - Anais de Evento CDSA 2021554.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.