Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | As implicações acerca da entrada tardia da disciplina de Sociologia no currículo escolar e no cenário educacional do país ocasionaram um desserviço ao processo reflexivo e crítico de alunos que não tiveram acesso à disciplina. Neste sentido pode-se mencionar uma questão mais agravante que diz respeito à realidade educacional vivenciada pelos sujeitos surdos, que tardiamente e com dificuldades adentram no Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. Assim, pensar em uma metodologia adequada no ensino de Sociologia para os surdos é refletir acerca da diversidade de sujeitos que temos na sociedade. Desta forma, esta pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo, que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa através da pesquisa-ação, que foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos da EJA, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e sendo crítico. As estratégias de ensino por meio de atividades lúdicas permitiram aos alunos surdos capacidade de problematizar e refletir sobre conhecimentos que estão naturalizados no cotidiano, no âmbito do ensino de Sociologia da escola do Semiárido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.title | O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T18:52:12Z | - |
dc.date.available | 2024-08-23 | - |
dc.date.available | 2024-08-23T18:52:12Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Educação de cursos | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - jogo | pt_BR |
dc.subject | Jogo pedagógico - recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Surdos - ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Teaching Sociology | pt_BR |
dc.subject | Course education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Education for young people and adults | pt_BR |
dc.subject | Teaching resource - game | pt_BR |
dc.subject | Educational game - teaching resource | pt_BR |
dc.subject | Deaf people - teaching Sociology | pt_BR |
dc.subject | Playful education | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Adriana Farias do. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. v. 1. p. 1-18. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO POTENCIALIZADOR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf | O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. - Anais de Evento CDSA 2021 | 554.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.