Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs implicações acerca da entrada tardia da disciplina de Sociologia no currículo escolar e no cenário educacional do país ocasionaram um desserviço ao processo reflexivo e crítico de alunos que não tiveram acesso à disciplina. Neste sentido pode-se mencionar uma questão mais agravante que diz respeito à realidade educacional vivenciada pelos sujeitos surdos, que tardiamente e com dificuldades adentram no Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. Assim, pensar em uma metodologia adequada no ensino de Sociologia para os surdos é refletir acerca da diversidade de sujeitos que temos na sociedade. Desta forma, esta pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo, que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa através da pesquisa-ação, que foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos da EJA, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e sendo crítico. As estratégias de ensino por meio de atividades lúdicas permitiram aos alunos surdos capacidade de problematizar e refletir sobre conhecimentos que estão naturalizados no cotidiano, no âmbito do ensino de Sociologia da escola do Semiárido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleO jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486-
dc.date.accessioned2024-08-23T18:52:12Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T18:52:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEducação de cursospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectRecurso didático - jogopt_BR
dc.subjectJogo pedagógico - recurso didáticopt_BR
dc.subjectSurdos - ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectCourse educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducation for young people and adultspt_BR
dc.subjectTeaching resource - gamept_BR
dc.subjectEducational game - teaching resourcept_BR
dc.subjectDeaf people - teaching Sociologypt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorNASCIMENTO, Adriana Farias do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. v. 1. p. 1-18. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO POTENCIALIZADOR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdfO jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. - Anais de Evento CDSA 2021554.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.