Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486
Title: | O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. |
Other Titles: | The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. NASCIMENTO, Adriana Farias do. |
Keywords: | Ensino de Sociologia;Educação de cursos;Educação inclusiva;Educação de jovens e adultos;Recurso didático - jogo;Jogo pedagógico - recurso didático;Surdos - ensino de Sociologia;Educação lúdica;Ludicidade;Teaching Sociology;Course education;Inclusive education;Education for young people and adults;Teaching resource - game;Educational game - teaching resource;Deaf people - teaching Sociology;Playful education;Playfulness |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. v. 1. p. 1-18. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As implicações acerca da entrada tardia da disciplina de Sociologia no currículo escolar e no cenário educacional do país ocasionaram um desserviço ao processo reflexivo e crítico de alunos que não tiveram acesso à disciplina. Neste sentido pode-se mencionar uma questão mais agravante que diz respeito à realidade educacional vivenciada pelos sujeitos surdos, que tardiamente e com dificuldades adentram no Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. Assim, pensar em uma metodologia adequada no ensino de Sociologia para os surdos é refletir acerca da diversidade de sujeitos que temos na sociedade. Desta forma, esta pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo, que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa através da pesquisa-ação, que foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos da EJA, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e sendo crítico. As estratégias de ensino por meio de atividades lúdicas permitiram aos alunos surdos capacidade de problematizar e refletir sobre conhecimentos que estão naturalizados no cotidiano, no âmbito do ensino de Sociologia da escola do Semiárido. |
Keywords: | Ensino de Sociologia Educação de cursos Educação inclusiva Educação de jovens e adultos Recurso didático - jogo Jogo pedagógico - recurso didático Surdos - ensino de Sociologia Educação lúdica Ludicidade Teaching Sociology Course education Inclusive education Education for young people and adults Teaching resource - game Educational game - teaching resource Deaf people - teaching Sociology Playful education Playfulness |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37486 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO POTENCIALIZADOR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf | O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes. - Anais de Evento CDSA 2021 | 554.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.