Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO estudo visa analisar as opiniões dos professores acerca do ensino de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o espectro da ressignificação da identidade cultural dos sujeitos do campo. Se por um lado existe uma preocupação crescente com relação ao déficit de leitura, some-se a isso o fato da escassez de temáticas que representem a identidade cultural de uma comunidade, capaz de aproximar o texto do público leitor em formação. No cenário investigado o “desinteresse” dos alunos pela leitura tem nos despertado para a urgência de ressignificar essas práticas na escola. Dessa forma, percebemos que as aulas de leitura necessitam de inovação, adequando temáticas que se aproximem da realidade dos alunos, uma vez que entendemos a necessidade de criação do sentimento de pertença a um contexto sociocultural vivo. A pesquisa em questão foi realizada através de um questionário aplicado junto a professoras do Ensino Fundamental. Observamos, portanto, o quanto a prática da leitura pode se tornar favorável ao processo de aprendizagem na educação do campo, analisando também se as vivências e experiências culturais dos alunos contribuem na viabilização de uma aprendizagem significativa. Os resultados alcançados apontam que a leitura, no contexto investigado, se desenvolve mecanicamente, sem aproximação com a realidade na qual os alunos estão inseridos, sendo incapaz de construir um conhecimento gradativo, o qual tenha início no próprio meio cultural para que assim possa ser expandido. Embora tomada como importante, as aulas de leitura, não recebem tratamento adequado para se efetivar como um recurso aliado à aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleLeitura e cultura na educação do campo: um olhar docente sobre a formação de leitores no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37498-
dc.date.accessioned2024-08-26T21:17:46Z-
dc.date.available2024-08-26-
dc.date.available2024-08-26T21:17:46Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectReader Trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Maria Elaine Almeida do.-
dc.creatorSOUSA, Rafael Barros de.-
dc.creatorRIBEIRO, Jacinta Antônia Duarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and culture in rural education: a teaching perspective on the formation of readers in elementary education.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Elaine Almeida do; SOUSA, Rafael Barros de; RIBEIRO, Jacinta Antônia Duarte. Leitura e cultura na educação do campo: um olhar docente sobre a formação de leitores no ensino fundamental. In: Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza - CE. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37498pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEITURA E CULTURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2019.pdfLeitura e cultura na educação do campo: um olhar docente sobre a formação de leitores no ensino fundamental. - Anais de Evento CDSA 2019244.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.