Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDOURADO, V. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232018834337900pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoA pandemia resultou em várias mudanças no mundo, como as formas de se socializar, de trabalhar, de estudar e de viver em sociedade. Considerando essas mudanças, é possível observarmos que a maneira de ensinar também sofreu alterações. Dessa forma, as escolas se depararam com o grande desafio de proporcionar aprendizagem de qualidade e com equidade para os seus discentes. A presente monografia tem como situação problema: quais impactos e desafios enfrentados por docentes que trabalham nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em tempos pandêmicos? E elaboramos como objetivo geral para responder a esse questionamento: Analisar o impacto e os desafios causados pela pandemia da Covid-19 nos processos de ensino e aprendizagem de crianças dos Anos Iniciais, a partir do olhar de professores. E para os objetivos específicos: identificar os desafios aos quais os docentes enfrentaram para ensinar; perceber as consequências do ensino remoto para o processo de ensino e aprendizagem de crianças e discutir as mudanças ocorridas mediante o processo de ensino remoto. A referida pesquisa foi realizada em duas escolas públicas pertencentes à cidade de Cajazeiras/PB. Realizamos uma entrevista com seis perguntas elaboradas referente ao tema da pesquisa com duas professoras que atuaram no primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o período pandêmico. Para melhor discussão e reflexão a cerca da temática, nos baseamos em autores como: Freitas (2021), Machado (2022), Martins (2021), Mendes (2020), Palú (2020), dentre outros. Utilizamos a análise de conteúdo na modalidade temática para analisar as informações coletadas. Percebemos ao longo da pesquisa que o professor tem um papel fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos, independente do contexto que esteja sendo vivenciado. Observamos que os resultados variaram de acordo com cada professora e a partir da intensidade dos impactos causados nos métodos utilizados, considerando os recursos tecnológicos e do ensino remoto, mas mesmo assim as professoras obtiveram resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem em tempos tão sombrios quanto foi a Covid-19 para o cenário mundial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePrática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: desafios e impactos enfrentados.pt_BR
dc.date.issued2023-09-28-
dc.description.abstractThe pandemic resulted in several changes in the world, such as the ways of socializing, working, studying and living in society. Considering these changes, it is possible to observe that the way of teaching has also changed. In this way, schools were faced with the great challenge of providing quality and equitable learning for their students. This monograph has the problem situation: what consequences and challenges are faced by teachers who work in the Initial Years of Elementary School in pandemic times? It was developed the general objective to answer this question: Analyze the impact and challenges caused by the Covid-19 pandemic on the teaching and learning processes of children in the Early Years, from the perspective of teachers. For the specific objectives: identify the challenges that teachers faced when teaching; reflect about the consequences of remote teaching for the teaching and learning process of children and understand the changes that occurred through the remote teaching process. This research was carried out in two public schools belonging to the city of Cajazeiras/PB. It was carried out an interview with six questions elaborated regarding the research topic with two teachers who worked in the first year of the Initial Years of Elementary School during the pandemic period. For better discussion and observation on the topic, based on authors such as: Freitas (2021), Machado (2022), Martins (2021), Mendes (2020), Palú (2020), among others. It was used content analysis in the thematic modality to analyze the information collected. It was realized throughout the research that the teacher plays a fundamental role in the student's learning process, regardless of the context they are experiencing. It was observed that the results varied according to each teacher and based on the intensity of the impacts caused by the methods used, considering technological resources and remote teaching, but even so, the teachers obtained satisfactory results in the teaching and learning process in such times as dark as Covid-19 was on the world stage.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37503-
dc.date.accessioned2024-08-27T12:50:41Z-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-08-27T12:50:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino remoto - Período de pandemiapt_BR
dc.subjectEnsino á distancia - COVID 19pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Pandemiapt_BR
dc.subjectAprendizagem - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetização e ensino remotopt_BR
dc.subjectRemote teaching - Pandemic periodpt_BR
dc.subjectDistance learning - COVID 19pt_BR
dc.subjectElementary education - Pandemicpt_BR
dc.subjectLearning - Elementary educationpt_BR
dc.subjectLiteracy and remote teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDOURADO, Virna Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice in the early years of elementary school in times of pandemic: challenges and impacts faced.pt_BR
dc.identifier.citationDOURADO, Virna Rodrigues. Prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: desafios e impactos enfrentados. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRNA RODRIGUES DOURADO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfVirna Rodrigues Dourado. Monografia Pedagogia. CFP 2023. 864.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.