Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo relatar a importância das ações realizadas no subprojeto Ciências da Natureza e Matemática do PIBID DIVERSIDADE¹ na escola do Campo do distrito de PIO X no município de Sumé-PB na iniciação à docência dos licenciandos em Educação do Campo. As ações citadas foram desenvolvidas durante o ano de 2015 e 2016. A educação é um direito de todos, dever do estado e da família, no entanto ainda deixa muitas lacunas quando se trata da educação de qualidade. Com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Diversidade os futuros educadores em específicos do Campo, quilombolas e indígenas tem a oportunidade de conhecer a realidade em sala de aula, antes de se efetivar como professor. O subprojeto Ciências da Natureza e Matemática do PIBID Diversidade propicia metodologias alternativas para que os discentes/docentes busquem da melhor maneira possível as formas de lidar com a realidade nas escolas públicas do Brasil, sendo um elo entre o meio acadêmico e escolar, onde o futuro educador pode unir a teoria da universidade com a prática na escola, além de concessão de bolsas. Nossas atividades foram desenvolvidas buscando uma forma dinâmica para construção do conhecimento. Como atuamos na área das Ciências da Natureza e da Matemática, buscamos trabalhar com atividades relacionadas ao meio ambiente, como atividades de reciclagem de garrafas pets, construção de hortas agroecológicas, construção de hortas suspensas com garrafas, construção de composteira, entre outras atividades, sempre buscando atividades que visassem à preservação do meio ambiente. Em relação a matemática trabalhamos, com simulados para realização das olimpíadas de Matemática como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), construção de materiais didáticos pedagógicos, como jogos matemáticos, plantões pedagógicos (reforço na disciplina) e aulões para a Prova Brasil, sempre buscando a parceria dos professores da escola. Portanto, essas atividades são riquíssimas, tanto para construção do conhecimento dos educandos na escola, quanto para os bolsistas do projeto, que estão adquirindo experiências para futuramente exercerem a profissão docente. Os resultados são inúmeros, com o programa desenvolvemos atividades lúdicas diferenciadas do dia a dia dos educandos. Essa experiência é recíproca, pois as atividades propostas pelo programa é atendida pelos educandos e proporcionando resultados satisfatórios, não apenas em relação ao desenvolvimento e participação das atividades como também no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleA importância das ações do PIBID Diversidade para a formação docente na educação básica: o caso do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática na Escola do campo de Pio X.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37504-
dc.date.accessioned2024-08-27T14:39:15Z-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-08-27T14:39:15Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBID Diversidade - UFCG CDSApt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências da natureza e Matemáticapt_BR
dc.subjectDistrito de PIO X - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectTeaching Initiationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectPIBID Diversity - UFCG CDSApt_BR
dc.subjectInstitutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBIDpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTeaching of Natural Sciences and Mathematicspt_BR
dc.subjectPIO X District - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Isaias Pereira de.-
dc.creatorSIQUEIRA, Fabiana Alves.-
dc.creatorCOSTA, Edson Oliveira da.-
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of PIBID Diversity actions for teacher training in basic education: the case of the Natural Sciences and Mathematics subproject at Escola do Campo de Pio X.en
dc.identifier.citationARAÚJO, Isaias Pereira de; SIQUEIRA, Fabiana Alves; COSTA, Edson Oliveira da; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. A importância das ações do PIBID Diversidade para a formação docente na educação básica: o caso do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática na Escola do campo de Pio X. In: V COLÓQUIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPOR NEA - COBESC, 5., 2016, Campina Grande - PB. Anais [...]. São Paulo: Universidade Federal de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37504pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DO PIBID DIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfA IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DO PIBID DIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO SUBPROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO DE PIO X. - Anais de Evento CDSA 20165.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.