Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531
Title: Estudo descritivo da visual vernacular "Unexpected Moment" (momento inesperado) das gêmeas surdas Ouahid.
Other Titles: Descriptive study of the visual vernacular "Unexpected Moment" (unexpected moment) by the deaf Ouahid twins.
Estudio descriptivo de la lengua vernácula visual "Inesperado Moment" (momento inesperado) de los gemelos sordos Ouahid.
???metadata.dc.creator???: SOUSA JUNIOR, GERSON BARBOSA DE.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.
Keywords: Literatura surda;Estética;Visual vernacular;Deaf literature;Aesthetics;Vernacular look;Literatura para sordos;Mirada vernácula
Issue Date: 26-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA JUNIOR, Gerson Barbosa de. Estudo descritivo da visual vernacular "Unexpected Moment" (momento inesperado) das gêmeas surdas Ouahid. 2023. 41 fl. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531
???metadata.dc.description.resumo???: A Visual Vernacular (VV) é um gênero no qual sujeitos surdos se expressam de forma específica com forte marca poética em diversas narrativas. De acordo com Sutton-Spence (2021) a VV é uma técnica de contar história de modo cinematográfico, visual, sem a utilização do vocabulário das línguas de sinais. A pesquisa em questão foi realizada a partir da análise do vídeo "Unexpected Moment"1 (Momento inesperado), uma produção narrativa em VV das gêmeas surdas Ouahid e teve como objetivo geral: analisar descritivamente a narrativa em Visual Vernacular das gêmeas surdas Ouahid, intitulada "Unexpected Moment 1". E definimos enquanto objetivos específicos os seguintes: localizar os elementos da VV na narrativa poética; descrever como os elementos da VV estão presentes no texto. De toda forma, nosso estudo se justifica por ser um tema ainda pouco explorado contribuindo para que os professores possam estimular a investigação e a produção desse estilo narrativo junto a seus alunos e, consequentemente, promovendo conhecimento e criações em VV, gravações, registro em vídeos e divulgação em todas as mídias sociais. A metodologia utilizada foi a exploratória e descritivista que, de acordo com Gil (2008), tem como qualidade a busca por uma visão geral que se aproxima desse tema específico. Para tanto, a pesquisa foi dividas em etapas, a saber: 1. escolha da obra; 2. Definição das categorias a partir de elementos presentes na VV; 3. análise e descrição desses elementos. Os resultados permitem ver que a produção estudada contém todos os elementos do VV descritos em detalhes contribuindo, dessa forma, para futuras pesquisas, bem como para a ampliação do conhecimento de profissionais da educação sobre o tema. Estimulando, portanto, o ensino e as produções de alunos surdos e ouvintes enquanto sujeitos ativos na difusão dessa forma de criação literária surda.
Abstract: Visual Vernacular (VV) is a genre in which deaf subjects express themselves in a specific way with a strong poetic mark in several narratives. According to Sutton-Spence (2021), VV is a technique of telling a story in a cinematographic, visual way, without the use of vocabulary of sign languages. The research in question was carried out based on the analysis of the video "Unexpected Moment"1, a VV narrative production by the twins deaf Ouahid and its general objective was: to descriptively analyze the narrative in Visual Vernacular by the deaf Ouahid twins, titled "Unexpected Moment 1". And we define while specific objectives are the following: locate the elements of VV in the poetic narrative; describe how the elements of VV are present in the text. In any case, our study is justified by be a topic that is still little explored, contributing to teachers being able to stimulate investigation and production of this narrative style with their students and, consequently, promoting knowledge and creations in VV, recordings, video recording and dissemination in all social media. The methodology used was exploratory and descriptivist which, according to with Gil (2008), its quality is the search for a general vision that comes close to this topic specific. To this end, the research was divided into stages, namely: 1. choice of work; 2. Definition categories based on elements present in VV; 3. analysis and description of these elements. The results allow us to see that the studied production contains all the VV elements described in detail, thus contributing to future research, as well as expanding the knowledge of education professionals on the topic. Therefore, encouraging teaching and productions of deaf and hearing students as active subjects in the dissemination of this form of deaf literary creation.
???metadata.dc.description.resumen???: Visual Vernacular (VV) es un género en el que los sujetos sordos se expresan de una manera específica con una fuerte huella poética en varias narrativas. Según Sutton-Spence (2021), VV es una técnica para contar una historia de forma cinematográfica y visual, sin el uso de vocabulario de las lenguas de signos. La investigación en cuestión se realizó a partir del análisis del vídeo. “Momento Inesperado”1, una producción narrativa de VV de los gemelos Ouahid sordo y su objetivo general fue: analizar descriptivamente la narrativa en Visual Vernácula de los gemelos sordos Ouahid, titulada "Momento inesperado 1". Y definimos mientras Los objetivos específicos son los siguientes: localizar los elementos de VV en la narrativa poética; describir cómo los elementos de VV están presentes en el texto. En cualquier caso, nuestro estudio se justifica por ser un tema aún poco explorado, contribuyendo a que los docentes puedan estimular investigación y producción de este estilo narrativo con sus estudiantes y, en consecuencia, promover el conocimiento y las creaciones en VV, grabaciones, videograbaciones y difusión en todas las redes sociales. La metodología utilizada fue exploratoria y descriptivista la cual, según Con Gil (2008), su cualidad es la búsqueda de una visión general que se acerque a este tema. específico. Para ello, la investigación fue dividida en etapas, a saber: 1. elección del trabajo; 2. Definición categorías basadas en elementos presentes en VV; 3. análisis y descripción de estos elementos. Los resultados permiten ver que la producción estudiada contiene todos los elementos VV descritos. en detalle, contribuyendo así a futuras investigaciones, así como ampliando la conocimiento de los profesionales de la educación sobre el tema. Por lo tanto, fomentar la enseñanza y producciones de estudiantes sordos y oyentes como sujetos activos en la difusión de esta forma de Creación literaria sorda.
Keywords: Literatura surda
Estética
Visual vernacular
Deaf literature
Aesthetics
Vernacular look
Literatura para sordos
Mirada vernácula
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERSON BARBOSA DE SOUSA JUNIOR - MONOGRAFIA - LETRAS LIBRAS (CH) 2023.pdfGerson Barbosa de Sousa Junior - Monografia - Letras Libras (CH) 20231.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.