Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PORTO, Shirley Barbosa das Neves.-
dc.contributor.advisor1IDPORTO, Shirley. B. Neves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960345947344178pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo.-
dc.contributor.referee1IDMARTINS, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141283095093181pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.-
dc.contributor.referee2IDALENCAR, J. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616103723849559pt_BR
dc.description.resumoA Visual Vernacular (VV) é um gênero no qual sujeitos surdos se expressam de forma específica com forte marca poética em diversas narrativas. De acordo com Sutton-Spence (2021) a VV é uma técnica de contar história de modo cinematográfico, visual, sem a utilização do vocabulário das línguas de sinais. A pesquisa em questão foi realizada a partir da análise do vídeo "Unexpected Moment"1 (Momento inesperado), uma produção narrativa em VV das gêmeas surdas Ouahid e teve como objetivo geral: analisar descritivamente a narrativa em Visual Vernacular das gêmeas surdas Ouahid, intitulada "Unexpected Moment 1". E definimos enquanto objetivos específicos os seguintes: localizar os elementos da VV na narrativa poética; descrever como os elementos da VV estão presentes no texto. De toda forma, nosso estudo se justifica por ser um tema ainda pouco explorado contribuindo para que os professores possam estimular a investigação e a produção desse estilo narrativo junto a seus alunos e, consequentemente, promovendo conhecimento e criações em VV, gravações, registro em vídeos e divulgação em todas as mídias sociais. A metodologia utilizada foi a exploratória e descritivista que, de acordo com Gil (2008), tem como qualidade a busca por uma visão geral que se aproxima desse tema específico. Para tanto, a pesquisa foi dividas em etapas, a saber: 1. escolha da obra; 2. Definição das categorias a partir de elementos presentes na VV; 3. análise e descrição desses elementos. Os resultados permitem ver que a produção estudada contém todos os elementos do VV descritos em detalhes contribuindo, dessa forma, para futuras pesquisas, bem como para a ampliação do conhecimento de profissionais da educação sobre o tema. Estimulando, portanto, o ensino e as produções de alunos surdos e ouvintes enquanto sujeitos ativos na difusão dessa forma de criação literária surda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleEstudo descritivo da visual vernacular "Unexpected Moment" (momento inesperado) das gêmeas surdas Ouahid.pt_BR
dc.date.issued2023-11-26-
dc.description.abstractVisual Vernacular (VV) is a genre in which deaf subjects express themselves in a specific way with a strong poetic mark in several narratives. According to Sutton-Spence (2021), VV is a technique of telling a story in a cinematographic, visual way, without the use of vocabulary of sign languages. The research in question was carried out based on the analysis of the video "Unexpected Moment"1, a VV narrative production by the twins deaf Ouahid and its general objective was: to descriptively analyze the narrative in Visual Vernacular by the deaf Ouahid twins, titled "Unexpected Moment 1". And we define while specific objectives are the following: locate the elements of VV in the poetic narrative; describe how the elements of VV are present in the text. In any case, our study is justified by be a topic that is still little explored, contributing to teachers being able to stimulate investigation and production of this narrative style with their students and, consequently, promoting knowledge and creations in VV, recordings, video recording and dissemination in all social media. The methodology used was exploratory and descriptivist which, according to with Gil (2008), its quality is the search for a general vision that comes close to this topic specific. To this end, the research was divided into stages, namely: 1. choice of work; 2. Definition categories based on elements present in VV; 3. analysis and description of these elements. The results allow us to see that the studied production contains all the VV elements described in detail, thus contributing to future research, as well as expanding the knowledge of education professionals on the topic. Therefore, encouraging teaching and productions of deaf and hearing students as active subjects in the dissemination of this form of deaf literary creation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531-
dc.date.accessioned2024-08-28T14:31:00Z-
dc.date.available2024-08-28-
dc.date.available2024-08-28T14:31:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectVisual vernacularpt_BR
dc.subjectDeaf literaturept_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectVernacular lookpt_BR
dc.subjectLiteratura para sordospt_BR
dc.subjectMirada vernáculapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA JUNIOR, GERSON BARBOSA DE.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDescriptive study of the visual vernacular "Unexpected Moment" (unexpected moment) by the deaf Ouahid twins.pt_BR
dc.title.alternativeEstudio descriptivo de la lengua vernácula visual "Inesperado Moment" (momento inesperado) de los gemelos sordos Ouahid.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA JUNIOR, Gerson Barbosa de. Estudo descritivo da visual vernacular "Unexpected Moment" (momento inesperado) das gêmeas surdas Ouahid. 2023. 41 fl. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37531pt_BR
dc.description.resumenVisual Vernacular (VV) es un género en el que los sujetos sordos se expresan de una manera específica con una fuerte huella poética en varias narrativas. Según Sutton-Spence (2021), VV es una técnica para contar una historia de forma cinematográfica y visual, sin el uso de vocabulario de las lenguas de signos. La investigación en cuestión se realizó a partir del análisis del vídeo. “Momento Inesperado”1, una producción narrativa de VV de los gemelos Ouahid sordo y su objetivo general fue: analizar descriptivamente la narrativa en Visual Vernácula de los gemelos sordos Ouahid, titulada "Momento inesperado 1". Y definimos mientras Los objetivos específicos son los siguientes: localizar los elementos de VV en la narrativa poética; describir cómo los elementos de VV están presentes en el texto. En cualquier caso, nuestro estudio se justifica por ser un tema aún poco explorado, contribuyendo a que los docentes puedan estimular investigación y producción de este estilo narrativo con sus estudiantes y, en consecuencia, promover el conocimiento y las creaciones en VV, grabaciones, videograbaciones y difusión en todas las redes sociales. La metodología utilizada fue exploratoria y descriptivista la cual, según Con Gil (2008), su cualidad es la búsqueda de una visión general que se acerque a este tema. específico. Para ello, la investigación fue dividida en etapas, a saber: 1. elección del trabajo; 2. Definición categorías basadas en elementos presentes en VV; 3. análisis y descripción de estos elementos. Los resultados permiten ver que la producción estudiada contiene todos los elementos VV descritos. en detalle, contribuyendo así a futuras investigaciones, así como ampliando la conocimiento de los profesionales de la educación sobre el tema. Por lo tanto, fomentar la enseñanza y producciones de estudiantes sordos y oyentes como sujetos activos en la difusión de esta forma de Creación literaria sorda.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERSON BARBOSA DE SOUSA JUNIOR - MONOGRAFIA - LETRAS LIBRAS (CH) 2023.pdfGerson Barbosa de Sousa Junior - Monografia - Letras Libras (CH) 20231.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.