Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37540
Title: Crianças e adolescentes em perspectiva de análise: das medidas socioeducativas no CREAS de Sousa-PB.
Other Titles: Children and adolescents in perspective of analysis: socio-educational measures at CREAS de Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Francielly Jácome.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Maria Aparecida Nunes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, Larissa Sousa.
Keywords: Criança e Adolescente;Centro de Referência Especializado de Assistência Social;Medidas Socioeducativas;Políticas Sociais;Child and Adolescent;Specialized Social Assistance Reference Center;Socio-educational Measures;Social Policies
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Francielly Jácome. Crianças e adolescentes em perspectiva de análise: das medidas socioeducativas no CREAS de Sousa-PB. 76fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37540
???metadata.dc.description.resumo???: A criança e o adolescente na sociedade brasileira passaram por diversos processos de transformações, desde a chegada dos pequenos sobreviventes às terras brasileiras nas embarcações, como também registra-se a construção de uma infância esquecida, sem proteção, como crianças anônimas, abandonadas e maltratadas, até o período em que ganha-se foco nas discussões, aprovações de leis e polêmicas que vem sendo geradas, garantidas e efetivadas com a Constituição Federal de 1988 e com o Estatuto da Criança e do Adolescente/1990. Nesse sentido, com o objetivo compreender o papel das medidas socioeducativas no município de Sousa-PB. E os determinantes que levam os adolescentes a comenteram atos infracionais e como estão sendo acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A pesquisa foi documental com o Plano Individual de Atendimento (PIA), bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas que, se caracteriza pelo estudo qualitativo, realizado com nas instituições que acolhem os adolescentes em Prestação de Serviço a Comunidade, abrangendo um total de 06 (seis) profissionais de instituições diferentes, considerando análise através das lentes do pensamento crítico dialético do marxismo, tratando a históricidade dos processos sociais, as condições socioeconômicas e precisamente a crítica à realidade. Dessa forma, a pesquisa nos permitiu uma aproximação com os profissionais que acolhem em suas respectivas instituições, isso possibilita-nos a chegar algumas conclusões: primeiro, a grande maioria dos adolescentes precisam de um acompanhamento mútuo tanto do CREAS, como da família, pois dessa forma, a medida socioeducativa passa a ser efetivada de forma mais eficaz, segundo compreender-se a necessidade de manter o adolescente na escola ou em atividades que possibilite sua ocupação física e psicológica, pois no momento da medida a escolarização reflete na organização das atividades e consecutivamente no aproveitamento do trabalho socioeducativo e terceiro os profissionais precisam estar capacitados e apresentar um conhecimento especifico para trabalhar tanto nas instituições, como para suprir a demanda cotidiana e calcar por ações mais críticas, interventivas e propositivas, compreendendo a dinâmicidade da sociedade como também a importância das lutas sociais por uma maior intervenção do Estado nas políticas sociais e no enfretamento da questão social. Sendo assim, identificado um conhecimento capaz de observar a realidade e compreender que as polêmicas no qual envolvem a criança e o adolescente são frutos de visões contrárias e que cada profissional deve garantir e manter sua ética profissional e se fundamentar frente as mais variadas discussões.
Abstract: The child and the adolescent in Brazilian society have gone through several processes of transformation, since the arrival of the little survivors to Brazilian lands in vessels, but also registers the construction of a forgotten childhood, without protection, as anonymous, abandoned and abused children, until the time when you get focus in discussions and polemics laws approvals that have been generated, guaranteed and take effect with the 1988 Federal Constitution and with the Statute of the child and adolescent/1990. In this regard, with the goal to understand the role of socio-educational measures in the municipality de Sousa-PB. And the determinants that lead teenagers to committed infractions and acts as being accompanied by Specialized reference Center for Social assistance (CREAS). The research was Individual plan document availability (PIA), , bibliographical and field, by means of semi-structured interviews that is characterized by qualitative study, carried out with the institutions that receive the adolescents in community service, covering a total of 06 (six) different institutions, professionals considering analysis through the lens of thought dialectical critic of Marxism, treating historicity of social processes, the socioeconomic conditions and precisely the criticism to reality. In this way, the research has allowed us an approximation with the professionals they host in their respective institutions, it enables us to reach some conclusions: first, the vast majority of teenagers need a mutual monitoring of both the CREAS, like family, because that way, socio-educational measure shall be carried out more effectively, according to understand the need to keep the teenager at school or in activities that facilitate their physical and psychological occupation, because at the time of the schooling measure reflects the organization of activities and utilization of educational work consecutively in third and employees need to be empowered and present a specific knowledge to work in the institutions, how to meet the daily demand and tread most critical actions for, interventional and the dynamics comprising, discernment of society as well as the importance of struggles social intervention of the State in social policies and social issues along the Nueces River. Therefore, identified a knowledge able to observe the reality and understand that the polemics in which involve the child and the teenager are fruits of contrary views and that every professional should establish and maintain their professional ethics and is based on the most varied discussions.
Keywords: Criança e Adolescente
Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Medidas Socioeducativas
Políticas Sociais
Child and Adolescent
Specialized Social Assistance Reference Center
Socio-educational Measures
Social Policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37540
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIELLY JÁCOME GONÇALVES - TCC Serviço Social CCJS 2015.pdfFrancielly Jácome Gonçalves - TCC Serviço Social CCJS 2015835.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.