Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37546
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, J. M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043648324012574pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.description.resumoDiscutir sobre avaliação sempre é um tema bem delicado, na maioria das vezes esse termo é direcionado apenas ao instrumento prova, e de fato não é só o papel que a avaliação realiza. Observando ações que possam trazer novos instrumentos de avaliação em sala de aula aliados a cultura popular, a presente pesquisa intitulada “Avaliação em interface com a cultura popular: Uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel” foi pensado para mostrar recursos metodológicos que são comuns à nossa realidade que também podem ter uma potencialidade enquanto instrumentos de avaliação. Com isso, partimos do objetivo de compreender como o folheto de cordel pode ser utilizado como instrumento de avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada é no âmbito da pesquisa-ação teve como principal metodologia a construção de um folheto de cordel realizado em uma turma de 5º ano da Escola Luiz Mariano de Araújo, localizada em uma comunidade no município de Serra Branca-PB, tendo como coleta de dados observações e interações dos estudantes em sala de aula. Essa atividade resultou na construção de cordéis e livros paradidáticos a partir das poesias criadas pelos estudantes. De acordo com as análises, conseguimos compreender como instrumentos da cultura popular podem ser fortes aliados no processo de avaliação, ajudando os estudantes a terem autonomia em sala de aula, além de conhecer de fato o verdadeiro sentido da avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Naturezapt_BR
dc.titleA avaliação em interface com a cultura popular: uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel.pt_BR
dc.date.issued2024-03-26-
dc.description.abstractDiscussing assessment is always a very delicate topic, most of the time this term is directed only to the test instrument, and in fact it is not just the role that assessment plays. Observing actions that can bring new assessment instruments in the classroom combined with popular culture, the present work entitled “Assessment in interface with popular culture: An experience developed through the construction of a cordel leaflet” was designed to show methodological resources that are common to our reality and may also have potential as assessment instruments. With this, we start with the objective of understanding how the cordel leaflet can be used as an assessment tool in the teaching-learning process. The research carried out is qualitative in nature and its main methodology was the construction of a cordel leaflet carried out in a 5th year class at Escola Luiz Mariano de Araújo, located in a community in the municipality of Serra Branca-PB, with data collection observations and interactions of students in the classroom. This activity resulted in the construction of strings and educational books based on the poems created by the students. According to the analyses, we were able to understand how instruments from popular culture can be strong allies in the assessment process, helping students to have autonomy in the classroom, in addition to truly knowing the true meaning of assessment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37546-
dc.date.accessioned2024-08-28T18:16:53Z-
dc.date.available2024-08-28-
dc.date.available2024-08-28T18:16:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectCultura popular e educaçãopt_BR
dc.subjectCordel e educaçãopt_BR
dc.subjectFolheto de cordelpt_BR
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectPopular culture and educationpt_BR
dc.subjectCordel and educationpt_BR
dc.subjectCordel bookletpt_BR
dc.subjectAssessment instrumentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Jonathan Mayan Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment in interface with popular culture: an experience developed through the construction of a cordel booklet.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Jonathan Mayan Morais. A avaliação em interface com a cultura popular: uma experiência desenvolvida através da construção de um folheto de cordel. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37546pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JONATHAN MAYAN MORAIS RAMOS - TCC ESP. CIÊNCIAS DA NATUREZA CDSA 2024..pdfJonathan Mayan Morais Ramos - TCC Esp. Ciências da Natureza CDSA 2024.1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.