Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37561
Title: Regime Acadêmico Extraordinário na UFCG: um olhar a partir da experiência do corpo docente do curso de Educomunicação.
Other Titles: Extraordinary Academic Regime at UFCG: a look from the experience of the teaching staff of the Educommunication course.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, João de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Emy Pôrto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Kellyanne Carvalho.
Keywords: Regime Acadêmico Extraordinário (RAE);Plataforma Virtual de Apoio ao Ensino (PVAE);Mediação tecnológica;Ensino Remoto;Educomunicação;Ensino e aprendizagem;Pandemia Covid-19;Extraordinary Academic Regime (RAE);Virtual Platform for Teaching Support (PVAE);Technological mediation;Remote Teaching;Educommunication;Teaching and learning;Covid-19 pandemic
Issue Date: 14-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, João de. Regime Acadêmico Extraordinário na UFCG: um olhar a partir da experiência do corpo docente do curso de Educomunicação. 52 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37561
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia tem como proposta avaliar o Regime Acadêmico Extraordinário na Universidade Federal de Campina Grande, pelo corpo docente do curso de Comunicação Social/Educomunicação durante o início da pandemia da Covid-19. O objetivo desta pesquisa foi entender como se deu a mediação tecnológica na utilização do PVAE e suas práticas pedagógicas, anteriormente realizadas exclusivamente na forma presencial. A pesquisa de caráter quali-quantitativo realizada a partir de um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms, buscou descrever a experiência dos docentes com relação ao ensino remoto durante o Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) instituído pela Universidade Federal de Campina Grande. Os resultados apresentaram uma reflexão positiva e inesperada mediante a realidade, permitindo compreender como os docentes do curso conseguiram desempenhar suas atividades acadêmicas, minimizando assim, o prejuízo e/ou impacto ao processo de ensino e aprendizagem adotados e sobre o uso das TICs antes e durante a pan-demia da Covid-19. Concluímos que, constatou-se a determinação dos docen-tes em ministrar suas aulas em um período de emergência sanitária e também a persistência em manter a rotina de aulas com seus discentes, ainda que remotas.
Abstract: This monograph aims to evaluate the Extraordinary Academic Regime at the Federal Uni-versity of Campina Grande, by the faculty of the Social Communication/Educommunication course during the beginning of the Covid-19 pandemic. The objective of this research was to understand how technological mediation occurred in the use of the PVAE and its pedagogical practices, previously carried out exclusively in person. The qualitative-quantitative research carried out from a questionnaire applied through the Google Forms tool, sought to describe the experience of teachers in relation to remote teaching during the Extraordinary Academic Regime (RAE) instituted by the Federal University of Campina Grande. The results presented a positive and unexpected reflection on reality, allowing us to understand how the teachers of the course were able to carry out their academic activities, thus minimizing the damage and/or impact on the teaching and learning process adopted and on the use of ICTs before and during the Covid-19 pandemic. We concluded that teachers were determined to teach their classes during a period of health emergency and also persisted in maintaining the routine of classes with their students, even remotely.
Keywords: Regime Acadêmico Extraordinário (RAE)
Plataforma Virtual de Apoio ao Ensino (PVAE)
Mediação tecnológica
Ensino Remoto
Educomunicação
Ensino e aprendizagem
Pandemia Covid-19
Extraordinary Academic Regime (RAE)
Virtual Platform for Teaching Support (PVAE)
Technological mediation
Remote Teaching
Educommunication
Teaching and learning
Covid-19 pandemic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Comunicação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37561
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Comunicação Social CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO DE MORAIS-MONOGRAFIA-CH-COMUNICAÇÃO SOCIAL (2021).pdf509.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.