Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563
Title: Os desafios que os alunos da EJA vivenciam: rotinas, realidades e objetivos na educação noturna.
Other Titles: The challenges that EJA students experience: routines, realities and objectives in night education.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Matheus Neves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria de Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos (EJA);Aprendizagem – Ensino Médio;Sociologia;Trabalho;Youth and Adult Education (EJA);Learning – High School;Sociology;Work
Issue Date: 7-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Matheus Neves. Os desafios que os alunos da EJA vivenciam: rotinas, realidades e objetivos na educação noturna. 61 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho possui como propósito, analisar o desempenho dos estudantes do turno da noite, na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em específico, as condições de acesso e permanência no ambiente escolar. Em meio ao percurso traçado, analisamos alguns pontos referente a funcionalidade da instituição (Escola Clementino Procópio), localizada em Campina Grande-PB, no bairro São José. A pesquisa seguiu no período temporal entre anos 2023/2024, tendo como base o acompanhamento das aulas de Sociologia, ministração de um questionário e conversas com os estudantes, antes de depois das aulas. A integralização dos estudantes com o campo social e no mercado de trabalho serão constantes analisadas no percurso do trabalho. Discorreremos sobre conceitos como violência simbólica, cursos de vida dos jovens e aspectos referente ao acesso à educação, fazendo um recorte para a realidade do feminino e os possíveis afastamentos do ambiente escolar. Para isso, buscamos analisar um pouco da rotina dos alunos em geral, e como eles conciliam suas vidas com o âmbito escolar.
Abstract: The purpose of this work is to analyze the performance of night shift students, in the EJA (Youth and Adult Education) modality, specifically, the conditions of access and permanence in the school environment. In the midst of the route outlined, we analyzed some points regarding the functionality of the institution (Escola Clementino Procópio), located in Campina Grande-PB, in the São José neighborhood. The research continued in the time period between the years 2023/2024, based on the monitoring of Sociology classes, admi-nistration of a questionnaire and conversations with students, before and after classes. The integration of students into the social field and the job market will be constantly analyzed throughout their work. We will discuss concepts such as symbolic violence, young people's life courses and aspects related to access to education, focusing on the reality of women and possible departures from the school environment. To do this, we seek to analyze a little about the students' routine in general, and how they balance their lives with the school environment.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Aprendizagem – Ensino Médio
Sociologia
Trabalho
Youth and Adult Education (EJA)
Learning – High School
Sociology
Work
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS NEVES FARIAS-MONOGRAFIA-CH-CIÊNCIAS SOCIAIS (2024).pdf810.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.