Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, M. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6013398483614736pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. H. Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5211310903653654pt_BR
dc.contributor.referee1PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee1IDPAULO, M. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362829612160567pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, T. R. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611716751922688pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui como propósito, analisar o desempenho dos estudantes do turno da noite, na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em específico, as condições de acesso e permanência no ambiente escolar. Em meio ao percurso traçado, analisamos alguns pontos referente a funcionalidade da instituição (Escola Clementino Procópio), localizada em Campina Grande-PB, no bairro São José. A pesquisa seguiu no período temporal entre anos 2023/2024, tendo como base o acompanhamento das aulas de Sociologia, ministração de um questionário e conversas com os estudantes, antes de depois das aulas. A integralização dos estudantes com o campo social e no mercado de trabalho serão constantes analisadas no percurso do trabalho. Discorreremos sobre conceitos como violência simbólica, cursos de vida dos jovens e aspectos referente ao acesso à educação, fazendo um recorte para a realidade do feminino e os possíveis afastamentos do ambiente escolar. Para isso, buscamos analisar um pouco da rotina dos alunos em geral, e como eles conciliam suas vidas com o âmbito escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleOs desafios que os alunos da EJA vivenciam: rotinas, realidades e objetivos na educação noturna.pt_BR
dc.date.issued2024-06-07
dc.description.abstractThe purpose of this work is to analyze the performance of night shift students, in the EJA (Youth and Adult Education) modality, specifically, the conditions of access and permanence in the school environment. In the midst of the route outlined, we analyzed some points regarding the functionality of the institution (Escola Clementino Procópio), located in Campina Grande-PB, in the São José neighborhood. The research continued in the time period between the years 2023/2024, based on the monitoring of Sociology classes, admi-nistration of a questionnaire and conversations with students, before and after classes. The integration of students into the social field and the job market will be constantly analyzed throughout their work. We will discuss concepts such as symbolic violence, young people's life courses and aspects related to access to education, focusing on the reality of women and possible departures from the school environment. To do this, we seek to analyze a little about the students' routine in general, and how they balance their lives with the school environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563
dc.date.accessioned2024-08-29T15:43:11Z
dc.date.available2024-08-29
dc.date.available2024-08-29T15:43:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectAprendizagem – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education (EJA)pt_BR
dc.subjectLearning – High Schoolpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Matheus Neves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges that EJA students experience: routines, realities and objectives in night education.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Matheus Neves. Os desafios que os alunos da EJA vivenciam: rotinas, realidades e objetivos na educação noturna. 61 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37563pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS NEVES FARIAS-MONOGRAFIA-CH-CIÊNCIAS SOCIAIS (2024).pdf810.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.