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Title: O corpo virtualizado do ciberjogador.
Other Titles: The virtualized body of the cyberplayer.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de.
Keywords: Jogos virtuais;Corpo virtualizado;Ciberjogador;Virtualização esportiva midiática;Análise de Conteúdo - Bardin;Jogo eletrônico;Mídia eletrônica;Virtual games;Virtualized body;Cyberplayer;Media sports virtualization;Content Analysis - Bardin;Electronic game;Electronic media
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Carla Maria Silvestre Monteiro de. O Corpo Virtualizado do Ciberjogador. In: CATUZZO, Maria Teresa; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. (Org.). Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro I. 1ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 267-287. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567
???metadata.dc.description.resumo???: Os novos paradigmas para o movimento humano, que emergem da virtualização esportiva midiática, conduzem ao entendimento de um corpo multifacetado que, tanto no esporte telespetáculo como na prática real e/ou virtual, demonstra conhecer as vivências esportivas na cibercultura. O objetivo deste capítulo é investigar o corpo relacionado à virtualização esportiva midiática. A metodologia qualitativa descritiva de campo - entrevistas semiestruturadas com trinta atores sociais, entre llelS anos de idade, do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede pública e privada do estado da Paraíba e dados tratados através da Análise de Conteúdo de Bardin -, possibilitou a criação de quadros categóricos analíticos, que conduziram à construção de diagramas. Os resultados apontaram que o gosto de consumo midiático esportivo encontra-se relacionado ao jogo eletrônico, à internet e à televisão. É possível inferir o poder desses espetáculos midiáticos na constituição da cultura esportiva contemporânea, bem como na cultura corporal de movimento, pois as crianças congregam elementos da cultura em suas brincadeiras. Conclui-se que a conformação cultural das novas gerações na cibercultura conduz à incorporação de conceitos atuais e formas de vivências esportivas marcadas pela reprodução espetacuiarizada do esporte na mídia eletrônica e nas formas virtuais que os jogos esportivos trazem.
Keywords: Jogos virtuais
Corpo virtualizado
Ciberjogador
Virtualização esportiva midiática
Análise de Conteúdo - Bardin
Jogo eletrônico
Mídia eletrônica
Virtual games
Virtualized body
Cyberplayer
Media sports virtualization
Content Analysis - Bardin
Electronic game
Electronic media
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37567
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

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