Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37569
Title: O Mercado de água engarrafada em Damião (PB): comodificação e cidadania hídrica no semiárido paraibano.
Other Titles: Bottled water market in Damião (PB): commodification and water citizenship in the semi-arid region of Paraíba.
Mercado de agua embotellada en Damião (PB): mercantilización y ciudadanía del agua en la región semiárida de Paraíba.
???metadata.dc.creator???: PAIVA, Kaline Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Luis Henrique Herminio.
Keywords: Cidadania hídrica;Água engarrafada;Mercados de água;Water citizenship;Bottled water;Water markets;Ciudadanía del agua;Agua embotellada;Mercados del agua
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAIVA, Kaline Rodrigues de. O Mercado de água engarrafada em Damião (PB): comodificação e cidadania hídrica no semiárido paraibano. 2023. 39 fl. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37569
???metadata.dc.description.resumo???: O acesso à água potável para consumo humano tem sido um desafio histórico para as populações que habitam o semiárido brasileiro. Nas últimas décadas, porém, têm sido registradas mudanças nas formas dominantes de acesso, com destaque para o desenvolvimento de mercados de água engarrafada, vendidas em vasilhames de 20 litros. Diante desse panorama, este trabalho tem por objetivo descrever e analisar as dinâmicas sociais e econômicas do mercado de água engarrafada no município de Damião/PB, localizado no semiárido paraibano e com uma população de 4.982 habitantes. O desenvolvimento do mercado de água neste município acompanhou o colapso do sistema público de distribuição de água, agravando as condições sempre precárias de abastecimento de água na região, articulando dinâmicas de comodificação da água com grandes desafios ao exercício da cidadania hídrica para seus habitantes. A pesquisa envolveu o mapeamento dos espaços de comercialização e entrevistas com comerciantes e clientes, de modo a revelar como a expansão do mercado de água engarrafada institui novas maneiras de conceber o direito à água no semiárido paraibano.
Abstract: Access to potable water for human consumption has been a historic challenge for individuals who inhabit the Brazilian semi-arid region. In recent decades, however, there have been changes in the dominant forms of access, with emphasis on the development of bottled water markets, sold in 20-liter bottles. Given this panorama, this work aims to describe and analyze the social and emotional dynamics of the bottled water market in the municipality of Damião/PB, located in the semi-arid region of Paraíba and with a population of 4.982 inhabitants. The development of the water market in this municipality accompanied the collapse of the public water distribution system, aggravating the always precarious conditions of water supply in the region, articulating dynamics of commodification of water with great challenges to the exercise of water citizenship for its inhabitants. The research involved the mapping of reception spaces and interviews with merchants and customers, in order to reveal how the expansion of the bottled water market institutes new ways of expressing the right to water in the semi-arid region of Paraíba.
???metadata.dc.description.resumen???: El acceso al agua potable para consumo humano ha sido un desafío histórico para las poblaciones que habitan la región semiárida brasileña. En las últimas décadas, sin embargo, se han registrado cambios en las formas dominantes de acceso, con énfasis en el desarrollo de los mercados de agua embotellada, vendida en envases de 20 litros. Ante este panorama, este trabajo pretende objetivo describir y analizar la dinámica social y económica de la agua embotellada en el municipio de Damião/PB, ubicado en la región semiárida Paraíba y con una población de 4.982 habitantes. El desarrollo de El mercado del agua en este municipio se produjo tras el colapso del sistema público de agua. distribución del agua, empeorando las siempre precarias condiciones de abastecimiento de agua en la región, articulando dinámicas de mercantilización de agua con grandes retos para el ejercicio de la ciudadanía del agua para sus habitantes. La investigación implicó mapear los espacios de comercialización. y entrevistas con comerciantes y clientes, para revelar cómo la expansión del mercado del agua embotellada instituye nuevas formas de concebir el derecho al agua en la región semiárida de Paraíba.
Keywords: Cidadania hídrica
Água engarrafada
Mercados de água
Water citizenship
Bottled water
Water markets
Ciudadanía del agua
Agua embotellada
Mercados del agua
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37569
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALINE RODRIGUES DE PAIVA - MONOGRAFIA - CIÊNCAIS SOCIAIS (CH) 2023.pdfKaline Rodrigues de Paiva - Monografia - Ciências Sociais (CH) 2023979.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.