Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37599
Title: Estágios supervisionados e PIBID em geografia: vivências, desafios e possibilidades.
Other Titles: Supervised internships and PIBID in geography: experiences, challenges and possibilities.
Pasantías supervisadas y PIBID en geografía: experiencias, desafíos y posibilidades.
???metadata.dc.creator???: RÊGO, Maria Eutália da Silva Brito.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Ranyére Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DINIZ, Lincoln da Silva.
Keywords: Ensino de geografia;Estágio curricular;Metodologias;Regime remoto emergencial;PIBID;Teaching geography;Curricular internship;Methodologies;Remote regime emergency;Enseñar geografía;Prácticas curriculares;Metodologías;Régimen remoto emergencia
Issue Date: 3-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RÊGO, Maria Eutália da Silva Brito. Estágios supervisionados e PIBID em geografia: vivências, desafios e possibilidades. 2024. 38 fl. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37599
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda as experiências e vivências dos Estágios supervisionados e do PIBID em Geografia na Universidade Federal de Campina Grande – Campus sede, dando ênfase ao período pandêmico da Covid-19 vivido entre 2020-2022 e pós-pandêmico. A metodologia adotada é baseada em uma análise qualitativa, em que se estruturam as descrições e significados das vivências em uma perspectiva autobiográficas e com levantamento bibliográfico. Visando assim, relatar como tais fatos influenciam e contribuem para a formação do professor de Geografia, em formação. Para isto o artigo foi dividido em três pontos principais: 1. Estágios I, II e III: possibilidades e desafios durante a pandemia, 2. PIBID: vivências do primeiro programa de iniciação a docência em Geografia feita exclusivamente de forma remota na UFCG-UAG e 3. Estágio IV: o primeiro contato com a sala de aula pós-pandemia. Com a pesquisa buscando assim enriquecer os saberes de graduandos na área de ensino em Geografia, através das reflexões vivenciadas relatadas, dando ênfase a importância do estágio e PIBID no processo de formação docente. Constatou-se com a pesquisa que muitas lições ficaram como aprendizados do período de contenção social. O principal deles é que é preciso investir muito mais na formação digital de estudantes no ensino de Geografia.
Abstract: This work addresses the experiences of supervised internships and PIBID in Geography at the Federal University of Campina Grande – Main Campus, emphasizing the Covid-19 pandemic period experienced between 2020-2022 and post-pandemic. The methodology adopted is based on a qualitative analysis, in which the descriptions and meanings of the experiences are structured from an autobiographical perspective and the bibliographical survey. Thus, aiming to report how such facts influence and contribute to the training of Geography teachers in training. For this purpose, the article was divided into three main points: 1. Stages I, II and III: possibilities and challenges during the pandemic, 2. PIBID: experiences of the first Geography teaching initiation program carried out exclusively remotely at UFCG-UAG and 3. Stage IV: the first contact with the post-pandemic classroom. With the research thus seeking to enrich the knowledge of undergraduates in the area of Geography teaching, through lived and reported reflections, emphasizing the importance of the internship and PIBID in the teacher training process. The research revealed that many lessons were learned from the period of social containment. The main one is that it is necessary to invest much more in the digital training of students in Geography teaching.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo aborda las experiencias de pasantías supervisadas y PIBID en Geografía de la Universidad Federal de Campina Grande – Campus Principal, con énfasis al periodo pandémico de Covid-19 vivido entre 2020-2022 y pospandemia. EL La metodología adoptada se basa en un análisis cualitativo, en el que se descripciones y significados de experiencias desde una perspectiva autobiográfica y con estudio bibliográfico. Para informar cómo tales hechos influyen y Contribuir a la formación de docentes de Geografía en formación. Para esto el artículo se dividió en tres puntos principales: 1. Etapas I, II y III: posibilidades y desafíos durante la pandemia, 2. PIBID: experiencias del primer programa de iniciación docente en Geografía realizada exclusivamente de forma remota en UFCG-UAG y 3. Etapa IV: o Primer contacto con el aula pospandemia. Con la búsqueda así Enriquecer los conocimientos de los estudiantes de pregrado en el área de la enseñanza de la Geografía, a través de reflexiones vividas relatadas, destacando la importancia de la pasantía y del PIBID en proceso de formación docente. La investigación reveló que muchas lecciones fueron como lecciones aprendidas del período de contención social. La principal es que es necesario. invertir mucho más en la formación digital de los estudiantes de enseñanza de Geografía.
Keywords: Ensino de geografia
Estágio curricular
Metodologias
Regime remoto emergencial
PIBID
Teaching geography
Curricular internship
Methodologies
Remote regime emergency
Enseñar geografía
Prácticas curriculares
Metodologías
Régimen remoto emergencia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37599
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EUTÁLIA DA SILVA BRITO REGO - ARTIGO - GEOGRAFIA (CH) 2024.pdfMaria Eutália da Silva Brito Rêgo - Artigo - Geografia (CH) 2024877.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.