Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37602
Title: Educação indígena e ensino remoto emergencial: um olhar sobre o contexto de educação na Aldeia Fulni-ô durante a pandemia de Covid-19.
Other Titles: Indigenous education and emergency remote teaching: a look at the context of education in Aldeia Fulni-ô during the Covid-19 pandemic.
Educación indígena y enseñanza remota de emergencia: una mirada a la contexto de la educación en Aldeia Fulni-ô durante la pandemia de Covid-19.
???metadata.dc.creator???: CARVALHO, Luara Almeida Veríssimo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Joseclécio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Heron Neves de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FRAZÃO, Nilton Ferreira.
Keywords: Educação indígena;Povos indígenas;Ensino remoto emergencial;Aldeia Fulni-ô;Pandemia - ensino remoto emergencial;Recife - Aldeia Fulni-ô;Indigenous education;Indigenous people;Indigenous people;Fulni-ô Village;Pandemic - emergency remote teaching;Recife - Fulni-ô Village;Educación indígena;Pueblos indigenas;Enseñanza remota de emergencia;Pueblo Fulni-ô;Pandemia: enseñanza remota de emergencia;Recife- Pueblo Fulni-ô
Issue Date: 30-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARVALHO, Luara Almeida Veríssimo. Educação indígena e ensino remoto emergencial: um olhar sobre o contexto de educação na Aldeia Fulni-ô durante a pandemia de Covid-19. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Durante 2019, o mundo sofreu com a pandemia de Covid-19. Pandemia que afetou todas as áreas da sociedade, limitando o número de pessoas no mesmo ambiente e proibindo o contato físico. Com isso, algumas medidas protetivas foram tomadas para diminuir a propagação do vírus, e assim permaneceu por dois anos. Uma das áreas mais afetadas foi a educação, onde houve a necessidade de implementação do ensino remoto emergencial com o intuito de reduzir o impacto do distanciamento social causado pela Covid-19. Neste cenário, surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa para saber como a educação foi impactada, nesse período de pandemia, na Aldeia Indígena Fulni-ô, povo de origem da autora dessa monografia. A aldeia Fulni-ô está localizada na cidade de Águas Belas, interior do estado de Pernambuco, a 276 km da capital Recife. A cidade tem 43.686 habitantes, dos quais cerca de 6 mil são indígenas. Eles possuem escolas próprias e um calendário acadêmico diferente das demais escolas. Pensando nisso, buscamos mapear os aspectos mais importantes e as estratégias adotadas pelos educadores para que o direito à educação estabelecido em lei fosse garantido. Para isso, foi elaborado um formulário online e, com o auxílio da diretora responsável pela escola-campo da pesquisa, foi possível destacar como ocorreu a educação nesse período, os desafios, pontos positivos e negativos do ensino remoto emergencial para o povo Fulni-ô. Inicialmente, a pesquisa seria realizada com estudantes do ensino médio, mas devido à falta de acesso à internet para a maioria, não foi viável. Dessa forma, a pesquisa foi direcionada aos professores e, a partir do formulário, traçou-se o perfil dos professores, definindo o tempo de atuação na área, quem estava atuando em sala de aula (72,7%) ou na secretaria escolar (27,3%). %). Sobre o acesso à internet, perguntou-se quem dos educadores a possuía antes da pandemia. 9,1% negaram ter acesso antes e, segundo eles, um percentual maior de alunos também não teve acesso, em torno de 27,3%. Com base nisso, foram questionados sobre os meios que utilizavam para realizar seu trabalho e 18,2% afirmaram ter adquirido pacotes de internet banda larga, 18,2% utilizaram dados móveis ou compartilharam com algum vizinho. Eles foram questionados sobre suas concepções sobre o ensino emergencial e que descrevessem em três palavras apenas. As respostas que se destacaram foram dificuldade, acesso e aprendizagem. Quanto às adaptações necessárias, duas respostas chamaram a atenção: um dos entrevistados criou um canal no YouTube para disponibilizar as aulas, outros entregaram as atividades na residência do aluno. Quanto aos desafios que encontraram, mencionaram a falta de acesso e empenho de alguns alunos e pais, a falta de recursos e a sua falta de preparação. Essa experiência trouxe um novo viés de aprendizagem aos educadores indígenas; eles viram que nada substitui as aulas presenciais. Porém, apesar das limitações impostas pelo ensino remoto, encontraram uma forma de facilitar o aprendizado dos alunos, diminuindo o impacto do ensino emergencial e garantindo que o trabalho da escola fosse realizado da melhor forma.
Abstract: During 2019, the world suffered from the Covid-19 pandemic. The pandemic affected all areas of society, limiting the number of people in the same environment and prohibiting physical contact. With that, some protective measures were taken to reduce the spread of the virus, and it remained so for two years. One of the most affected areas was education, where there was a need to implement emergency remote teaching with the intention of reducing the impact of social distancing caused by COVID-19. In this way, there was a research interest in knowing how education took place during this time of pandemic in the Fulni-ô Indigenous Village, the people of origin of the researcher of this work. The Fulni-ô village is located in the city of Águas Belas in the interior of Pernambuco, 276 km from the capital Recife. The city has 43,686 inhabitants, of which about 6,000 are indigenous. They have their own schools and an academic calendar that is different from that of non-Indians. With that in mind, we sought to map the most critical aspects and the strategies adopted by educators so that the right to education established by law was guaranteed. For this, an online form was prepared and, with the help of the director responsible for the research field school, it was possible to highlight how education took place during this period, the challenges, positives, and negatives of emergency remote teaching for the Fulni-ô people. Initially, the research would be carried out with high school students, but due to the lack of internet access for the majority, it was not feasible. In this way, the research was aimed at teachers and, based on the form, the profile of teachers was traced, defining the time of work in the area, who was working in the classroom (72.7%) or in the school secretary (27.3%). About the internet, it was asked who of the educators had it before the pandemic. 9.1% denied having access before and, according to them, a higher percentage of students also did not have access, around 27.3%. Based on this, they were asked about the means they used to carry out their work and 18.2% said they had purchased broadband internet packages, 18.2% used mobile data or shared it with a neighbor. They were asked about their conceptions of emergency teaching and to describe them in three words. The answers that stood out were difficulty, access, and learning. Regarding the necessary adaptations, two answers drew attention: one of the interviewees created a YouTube channel to make the classes available, and others delivered the activities at the student's residence. Regarding the challenges they encountered, they mentioned the lack of access and commitment of some students and parents, the lack of resources, and their lack of preparation. This experience brought a new learning bias to indigenous educators; they saw that nothing replaces face-to-face classes. However, despite the limitations imposed by remote teaching, they found a way to facilitate student learning, reducing the impact of emergency teaching and ensuring that the school's work was carried out in the best way.
???metadata.dc.description.resumen???: Durante 2019, el mundo sufrió la pandemia de Covid-19. Pandemia que afectó a todos áreas de la sociedad, limitando el número de personas en un mismo entorno y prohibiendo contacto físico. Como resultado, se tomaron algunas medidas de protección para reducir la propagación del virus y se mantuvo así durante dos años. Una de las zonas más afectadas fue educación, donde era necesario implementar la enseñanza remota de emergencia con el objetivo de reducir el impacto del distanciamiento social provocado por el Covid-19. en esto En este escenario, había interés en desarrollar investigaciones para descubrir cómo se desarrollaba la educación. impactado, durante este período de pandemia, en la Aldea Indígena Fulni-ô, pueblo de origen del autor de esta monografía. La aldea Fulni-ô está ubicada en la ciudad de Águas Belas, interior del estado de Pernambuco, a 276 km de la capital Recife. La ciudad tiene 43.686 habitantes, de los cuales alrededor de 6 mil son indígenas. Tienen sus propias escuelas y un Calendario académico diferente al de otras escuelas. Con esto en mente, buscamos mapear el aspectos más importantes y las estrategias adoptadas por los educadores para que el derecho a la se garantizaba la educación establecida por la ley. Para ello se creó un formulario en línea y, con la ayuda del director responsable de la escuela de campo de investigación, se pudo posible resaltar cómo se dio la educación durante este período, los desafíos, puntos positivos y efectos negativos de la educación remota de emergencia para el pueblo Fulni-ô. Inicialmente, la investigación se realizaría con estudiantes de secundaria, pero por falta de acceso a internet para la mayoría, no era viable. De esta manera, la investigación estuvo dirigida a docentes y, a partir del formulario se elaboró ​​el perfil de los docentes, definiendo el tiempo que habían laborado en la zona, quienes se encontraban trabajando en el aula (72,7%) o en la oficina del colegio (27,3%). %). Respecto al acceso a Internet, preguntamos cuáles de los educadores lo tenían antes de la pandemia. Un 9,1% negó haber tenido acceso antes y, según ellos, un porcentaje mayor de estudiantes tampoco tenía acceso, alrededor del 27,3%. En base a esto, se les preguntó sobre los medios que utilizaban para realizar su trabajo y el 18,2% dijo haber adquirido paquetes de internet de banda ancha, 18,2% datos móviles usados ​​o compartidos con algún vecino. Se les preguntó sobre su opinión sobre la enseñanza. emergencia y descríbala en sólo tres palabras. Las respuestas que destacaron fueron la dificultad, el acceso y el aprendizaje. En cuanto a las adaptaciones necesarias, dos Las respuestas llamaron la atención: uno de los entrevistados creó un canal de YouTube para para que las clases estuvieran disponibles, otros entregaban las actividades en el hogar del estudiante. Como A los desafíos que encontraron, mencionaron la falta de acceso y compromiso de algunos estudiantes. y padres, la falta de recursos y su falta de preparación. Esta experiencia trajo una nueva sesgo de aprendizaje para los educadores indígenas; Vieron que nada reemplaza las clases. cara a cara. Sin embargo, a pesar de las limitaciones impuestas por la enseñanza remota, encontraron una forma de facilitar el aprendizaje de los estudiantes, reduciendo el impacto de la enseñanza de emergencia y velar por que el trabajo de la escuela se llevara a cabo de la mejor manera posible.
Keywords: Educação indígena
Povos indígenas
Ensino remoto emergencial
Aldeia Fulni-ô
Pandemia - ensino remoto emergencial
Recife - Aldeia Fulni-ô
Indigenous education
Indigenous people
Indigenous people
Fulni-ô Village
Pandemic - emergency remote teaching
Recife - Fulni-ô Village
Educación indígena
Pueblos indigenas
Enseñanza remota de emergencia
Pueblo Fulni-ô
Pandemia: enseñanza remota de emergencia
Recife- Pueblo Fulni-ô
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37602
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUARA ALMEIDA VERÍSSIMO CARVALHO - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2023.pdfLuara Almeida Veríssimo Carvalho - TCC Licenciatura em Física CES 2023758.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.