Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, V. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, J. G. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616103723849559pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo.
dc.contributor.referee1IDMARTINS, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141283095093181pt_BR
dc.description.resumoA produção do Visual Vernacular - VV na Literatura Surda propõe um estado reflexivo, deixando de ser apenas uma tradução e interpretação de textos, ao se apresentar como uma produção com características específicas. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conhecimento do aluno de Letras Libras em relação ao VV na literatura. Com isso traçamos como objetivo geral investigar o processo de aprendizagem sobre o Visual Vernacular dos alunos surdos e ouvintes do 2 ao 9 período do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. O estudo tem como referencial teórico a contribuição de Sutton-Spence (2021), Mourão (2011), Gesser (2009), dentre outros. Na metodologia nos referenciamos para uma pesquisa quantitativa, embasada em Gil (2008) tendo como instrumento de pesquisa um questionário fechado e com isso realizar um mapeamento deste estudo. Por meio desse estudo, busca-se mostrar a importância de resgatar por meio do conhecimento do VV para o aprendizado da língua de sinais. Como respaldo, observamos a importância do aprendizado sobre o Visual Vernacular no ensino superior, para que o surdo por meio da literatura visual tenha acesso a obras literárias que valorizam a cultura surda brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleVisual Vernacular: o mapeamento do processo de aprendizagem no Curso de Letras Libras da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-11-08
dc.description.abstractThe production of Visual Vernacular - VV in Deaf Literature proposes a reflective state, ceasing to be just a translation and interpretation of texts, by presenting itself as a production with specific characteristics. The object of study of this research is the student's knowledge of Libras in relation to VV in literature. With this, we set out as a general objective to investigate the learning process about Visual Vernacular of deaf and hearing students from the 2nd to the 9th period of the Libras Language course at the Federal University of Campina Grande – UFCG. The study has as its theoretical reference the contribution of Sutton-Spence (2021), Mourão (2011), Gesser (2009), among others. In the methodology, we refer to qualitative research, based on Gil (2008), using a questionnaire as a research instrument and thereby mapping this study. Through this study, we seek to show the importance of rescuing through knowledge of VV for learning sign language. As support, we observe the importance of learning about Visual Vernacular in higher education, so that deaf people, through visual literature, have access to literary works that value Brazilian culture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37620
dc.date.accessioned2024-09-03T12:05:38Z
dc.date.available2024-09-03
dc.date.available2024-09-03T12:05:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProcesso de Aprendizagem – Mapeamento – VV – Alunos de Letras Libraspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectLetras Libraspt_BR
dc.subjectVisual Vernacularpt_BR
dc.subjectLearning Process – Mapping – VV – Libras Language Studentspt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectVisual Vernacularpt_BR
dc.subjectLibras Letterspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Vinicius da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVisual Vernacular: mapping the learning process in the UFCG Libras Course.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Vinicius da Silva. Visual vernacular: o mapeamento do processo de aprendiza-gem no Curso de Letras Libras da UFCG. 2023. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37620pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS DA SILVA SANTOS–MONOGRAFIA-CH-LETRAS LIBRAS (2023).pdf835.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.