Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37628
Title: O Fogo: abordando a vida e obra da brilhante Émilie Du Châtelet através de uma sequência didática.
Other Titles: Fire: approaching the life and work of the brilliant Émilie Du Châtelet through a didactic sequence.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Luana dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Mirleide Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Jaene Guimarães.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Daisy Martins de.
Keywords: Física – Estudo e Ensino;Mulher e Ciência;Sequência Didática;Tecnologias Digitais;O Fogo - Du Châtelet, Émilie, 1706-1749;Physics – Study and Teaching.;Women and Science;Didactic Sequence;Digital Technologies;Fire - Du Châtelet, Émilie, 1706-1749
Issue Date: 8-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Luana dos Santos. O Fogo: abordando a vida e obra da brilhante Émilie Du Châtelet através de uma sequência didática. 2023. 57 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37628
???metadata.dc.description.resumo???: Na atualidade, o ensino de Física tem passado por diversas transformações, partindo de um ensino tradicional a um ensino que possibilita a diversidade de metodologias. Tais transformações são fruto de uma série de fatores, nos quais podemos destacar: o avanço tecnológico e o crescimento da relação dessas tecnologias com novas metodologias de ensino, dando espaço para abordagens e temáticas que não costumam ser discutidas na educação básica. Nesta perspectiva, o presente trabalho visa discutir a participação feminina na construção da ciência, com ênfase em uma mulher que marcou o século XVIII, mas que tornou-se invisível aos olhos da sociedade científica, Émilie Du Châtelet (1706-1749). Esta filosofa natural trabalhou em diversas obras, como: a tradução e aperfeiçoamento do Principia de Isaac Newton; e a Dissertation Sur La Nature E T La Propagation Du Feu (Dissertação acerca da Natureza e Propagação do Fogo), que é o principal referencial norteador deste trabalho. Assim, desenvolvemos uma sequência didática com um total de 06 aulas, a partir da qual foi possível trabalhar não só a participação da mulher na ciência, mas levar conceitos físicos como a natureza do fogo e a sua propagação para a sala de aula por uma perspectiva diferente, e inserindo ferramentas tecnológicas como o Canva, Mentimeter, Wordwall, e Google Forms, o que torna a aprendizagem dos/das alunos/as mais “prazerosa”, uma vez que estes/estas pertencem à era da tecnologia. Esta sequência didática foi aplicada em uma Escola Cidadã Integral, localizada na cidade de Campina Grande na Paraíba, para o público de alunos/as do primeiro ano do ensino médio. Apesar de não estarem habituados/as a trabalhar temáticas como gênero na educação básica, os/as alunos/as foram bastante participativos. Entretanto, a partir da coleta de dados feita através das ferramentas utilizadas, notamos que estes/estas são “carentes” de abordagens como estas, uma vez que não tiveram propriedade para responder sequer o nome de uma mulher cientista sem que fizessem uso da internet. Outro ponto importante que observamos é o uso das concepções prévias desses/as alunos/as, eles/elas reconhecem alguns conceitos físicos; entretanto, apresentaram uma dificuldade para expressar suas considerações. Por fim, os/as discentes avaliaram a sequência didática aplicada em sala de aula, de forma positiva, abrangendo a importância de trabalharmos gênero na educação básica e utilizarmos ferramentas nas quais estes/estas têm familiaridade. Assim, almejamos aperfeiçoar ainda mais este estudo, seja aumentando o público participativo, para uma melhor análise dos resultados obtidos, seja buscando melhorias para as ferramentas tecnológicas utilizadas.
Abstract: In the contemporary setting, the teaching of Physics has undergone several transformations, transitioning from a traditional teaching to one that allows for a variety of methodologies. These transformations are the result of a series of factors, including technological advancement and the increasing relation between these technologies and new teaching methodologies, permitting approaches and themes that are not usually discussed in basic education. From this perspective, this work aims to discuss the participation of women in the construction of science, highlighting a woman who left her mark on the 18th century but became invisible to the scientific society, Émilie Du Châtelet. This author worked on several projects, such as the translation and improvement of Isaac Newton's Principia, and the Dissertation Sur La Nature E T La Propagation Du Feu (Dissertation on the Nature and Propagation of Fire), which serves as the main guiding reference of this present work. Thus, we developed a didactic sequence consisting of a total of 06 lessons, through which it was possible to work not only on women’s participation in science, but also to introduce physical concepts such as the nature of fire and its propagation to the classroom from a different perspective, and incorporating technological tools like Canva, Mentimeter, Wordwall, and Google Forms, making learning more “enjoyable” for students, once they belong to the technology era. This didactic sequence was applied in an Escola Cidadã Integral, located in the city of Campina Grande, Paraíba, for first-year high school students. Although they were not used to addressing gender topics in the basic education, the students were very participative. Nevertheless, from the data collected through the tools employed, we noticed that they “lack” approaches like these, as they were unable to name a female scientist without using the internet. Another crucial point we observed is the usage of these students’ prior physical concepts, they recognize some of these; however, they have a gigantic difficulty in expressing their considerations. Finally, the students evaluated the didactic sequence applied in the classroom positively, emphasizing the importance of working on gender in basic education and using tools with which they are familiar. Thus, we aim to further improve this study, either by increasing the participating audience for a better analysis of the results obtained or by seeking improvements for the technological tools used.
Keywords: Física – Estudo e Ensino
Mulher e Ciência
Sequência Didática
Tecnologias Digitais
O Fogo - Du Châtelet, Émilie, 1706-1749
Physics – Study and Teaching.
Women and Science
Didactic Sequence
Digital Technologies
Fire - Du Châtelet, Émilie, 1706-1749
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37628
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA DOS SANTOS ARAÚJO-MONOGRAFIA-CCT-FÍSICA (2023).pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.