Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37630
Title: Aproximações à particularidade de estágio supervisionado em serviço social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): o "desencantamento" pelo exercício profissional?.
Other Titles: Approaches to the particularity of supervised internship in social work at the Federal University of Campina Grande (UFCG): the "disenchantment" with professional practice?.
???metadata.dc.creator???: SALES, Leidiane Torres.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Maria Aparecida Nunes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MAMEDE, Eliane Leite.
Keywords: Estágio Supervisionado;Teoria-prática;Formação profissional;Supervised Internship;Theory-practice;Professional training
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Leidiane Torres. Aproximações à particularidade de estágio supervisionado em serviço social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): o "desencantamento" pelo exercício profissional?. 99fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37630
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a concepção de Estágio Supervisionado dos(as) estudantes de Serviço Social - tanto daqueles que se encontram em processo de Estágio quanto aqueles que já vivenciaram essa experiência - evidenciando o seu papel no processo de formação profissional. Optou-se pelo método crítico dialético na construção da pesquisa em questão, tendo em vista uma análise do objeto em questão de forma a captar sua essência, estrutura e dinâmica e a relação contraditória entre ingresso no Estágio Supervisionado e o possível “desencantamento” pela prática profissional. Trata-se de um estudo de caso, exploratório, bibliográfico, documental e de campo, que teve como instrumento de coleta de dados questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, os quais processou-se uma análise quanti-qualitativa. Dentre os principais resultados da pesquisa, pode-se destacar a reprodução de três concepções equivocadas a respeito do Estágio Supervisionado, quais sejam: estágio como o único momento de ensino da prática na formação profissional; estágio como aplicação da teoria na prática e estágio como o momento exclusivo de realização da síntese teoria-prática na formação profissional. Nesse sentido, coloca-se como pauta a necessidade da ABEPSS se posicionar publicizando a Política Nacional de Estágio, para que se difunda desse modo, a concepção de estágio dentro dos parâmetros da formação profissional de qualidade para além da concepção instrumentalizante e tecnicista.
Abstract: This research aims to analyze the conception of supervised training of (the) students of Social Work - both those who are in stage process as those who have experienced this experience - highlighting their role in the training process. We opted for the critical dialectical method in the construction of the research in question, in view of an analysis of the object in question in order to capture its essence, structure and dynamics and the contradictory relationship between entering the Supervised Internship and possible "disenchantment" the practice professional. This is a case study, exploratory, bibliographical, documentary and field, which had the data collection instrument semistructured questionnaire with open and closed questions, which sued a quan-qualitative analysis. Among the main results of the research, we can highlight the play three misconceptions about the Supervised Internship, namely: stage as the only time to practice teaching in vocational training; stage as application of theory in practice and stage as the unique moment of completion of the synthesis theory and practice in vocational training.
Keywords: Estágio Supervisionado
Teoria-prática
Formação profissional
Supervised Internship
Theory-practice
Professional training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37630
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDIANE TORRES SALES - TCC Serviço Social CCJS 2015.pdfLeidiane Torres Sales - TCC Serviço Social CCJS 2015881.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.