Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCHAGAS, R. C. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1167820584810427pt_BR
dc.contributor.advisor1BELO, José Tiago Ferreira.
dc.contributor.advisor1IDBELO, J. T. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1167820584810427pt_BR
dc.contributor.advisor2LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
dc.contributor.advisor2IDLIMA, R. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1939548270133078pt_BR
dc.contributor.referee1PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.contributor.referee1IDPORTO, S. B. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960345947344178pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso objetiva descrever os movimentos educacionais para surdos na educação bilíngue na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, antiga EDAC, a partir de um recorte temporal do período que compreende, 1994 a 2004, tendo por corpus descritivo, fotografias previamente selecionadas. Isto posto, a história da Escola de Audiocomunicação de Campina Grande (EDAC) iniciou em 1983. A referida instituição cumpre um papel histórico marcante ao que tange o ensino de pessoas e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Objetivamos selecionar as fotografias da história da antiga EDAC construindo história da educação de surdos através das memórias de professores e alunos surdos. Descrevemos os movimentos educacionais bilíngues na EDAC, em Campina Grande-PB, realizadas no recorte temporal de 1994 a 2004 posto a partir do nome, data, local e atividade acontecida. O trabalho foi desenvolvido sob a fundamentação teórica que contempla as questões referentes à história da educação de surdos no mundo e no Brasil, focando no surgimento de uma escola bilíngue de surdos em Campina Grande-PB, bem como no movimento bilíngue na educação dessas pessoas surdas. Nos ancoramos nos Estudos Surdos por entendermos que são essas as lentes que melhor enxergam as questões que contemplam a surdez em sua inteireza. Na metodologia da pesquisa utilizamos as fotografias como organização do período de 1994 a 2004. A análise de fotográficas nos possibilitou descrever as ações em sete tópicos: a visita ao zoológico, nascimento de Jesus, apresentação natalina, semana pedagógica, curso para mães, iv amostra pedagógica e jogos paraibano, aulas da disciplina de ciências, v amostra pedagógica, semana dos jogos internos, viagem de estudo, evento carnavalesco, dança na diversidade, movimentos surdos e seminário. Concluímos que o estudo apresenta diversos registros fotográficos que auxiliam na análise do contexto histórico na educação de surdos em Campina Grande, bem como das condições dos movimentos educacionais e sociais dos surdos da EDAC. Além disso, o estudo feito através do registro fotográfico evidencia a relevância da educação bilíngue de surdos e história da educação em Campina Grande-PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleContexto histórico de movimentos educacionais bilíngue de pessoas surdas em Campina Grande: uma análise descritiva a partir de fotografias.pt_BR
dc.date.issued2024-11-14
dc.description.abstractThis final course work aims to describe the educational movements for the deaf in bilingual education at the Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, formerly EDAC, based on a time frame from 1994 to 2004, using previously selected photographs as a descriptive corpus. That said, the history of the Escola de Audiocomunicação de Campina Grande (EDAC) began in 1983. This institution plays a significant historical role in teaching people and Brazilian Sign Language (LIBRAS). We aim to select photographs from the history of the former EDAC, building the history of deaf education through the memories of deaf teachers and students. We describe the bilingual educational movements at EDAC, in Campina Grande-PB, carried out in the time frame from 1994 to 2004, based on the name, date, place and activity that took place. The work was developed under a theoretical foundation that includes issues related to the history of deaf education in the world and in Brazil, focusing on the emergence of a bilingual school for the deaf in Campina Grande-PB, as well as the bilingual movement in the education of these deaf people. We anchored ourselves in Deaf Studies because we understand that these are the lenses that best view the issues that contemplate deafness in its entirety. In the research methodology, we used photographs to organize the period from 1994 to 2004. The analysis of photographs allowed us to describe the actions in seven topics: the visit to the zoo, the birth of Jesus, the Christmas presentation, the pedagogical week, the course for mothers, the 4th pedagogical sample and Paraíba games, science classes, the 5th pedagogical sample, the week of internal games, the study trip, the carnival event, dance in diversity, deaf movements and the seminar. We conclude that the study presents several photographic records that help in the analysis of the historical context in the education of the deaf in Campina Grande, as well as the conditions of the educational and social movements of the deaf in EDAC. In addition, the study carried out through the photographic record highlights the relevance of bilingual education for the deaf and the history of education in Campina Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37658
dc.date.accessioned2024-09-04T19:38:41Z
dc.date.available2024-09-04
dc.date.available2024-09-04T19:38:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória da Educação de Surdospt_BR
dc.subjectMovimentos Educacionais Bilínguespt_BR
dc.subjectRegistros Fotográficos - Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Limapt_BR
dc.subjectHistory of Deaf Educationpt_BR
dc.subjectBilingual Educational Movementspt_BR
dc.subjectPhotographic Records - Demóstenes Cunha Lima State Comprehensive Elementary and Secondary Education School of Audiocommunication of Campina Grandept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAGAS, Renalle Cavalcante de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical context of bilingual educational movements for deaf people in Campina Grande: a descriptive analysis based on photographs.pt_BR
dc.identifier.citationCHAGAS, Renalle Cavalcante de Oliveira. Contexto histórico de movimentos educacionais bilíngue de pessoas surdas em Campina Grande: uma análise descritiva a partir de fotografias. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37658pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENALLE CAVALCANTE DE OLIVEIRA CHAGAS-MONOGRAFIA-CH-LETRAS LIBRAS (2023).pdf4.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.