Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, N. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534178372711477pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, L. G. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2784352958535431pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, C. M. O. S.pt_BR
dc.contributor.referee2FÉLIX, Maria da Conceição Silva.-
dc.contributor.referee2IDFÉLIX, M. C. S.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisa se o modelo de Educação Inclusiva, tal como se apresenta hoje nas escolas públicas brasileiras é uma proposta que atende a todos, situando proximidades e divergências entre o plano legal e o real. Através de pesquisa documental e bibliográfica refletirá sobre a história da educação das pessoas com deficiência até os dias atuais com a implantação e efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para um estudo atual, analisa os dados e os impactos dos programas Escola Acessível, Transporte Escolar Acessível, Formação Continuada para Professores na Educação Especial, PROLIBRAS e Educação Inclusiva: direito à diversidade. Discute o conceito de inclusão e exclusão na perspectiva das relações desenvolvidas no sistema capitalista. Discute a essência da inclusão escolar como estratégia de controle do Estado. Como possibilidades, indica a investigação qualitativa e não apenas quantitativa de ajustes para conceder as três verdadeiras bases da educação inclusiva: acesso, permanência de qualidade e produção de conhecimento. Aponta ainda a percepção desse modelo de educação apenas como mais um contexto a ser aprimorado e superado, para alcançar um novo estágio da história da educação: a construção de um sistema educacional de acesso universal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.title" Educação inclusiva": uma proposta de educação para todos?.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe paper analyzes the model of Inclusive Education, as it stands today in Brazilian public schools is a proposal that meets all, standing nearby and differences between the legal sphere and the real. Through documentary and literature reflect on the history of education of people with disabilities to the present day with the implementation and execution of the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education. For the current study, analyzes the data and the impacts of School Affordable programs, School Transportation Affordable, Continuing Education for Teachers in Special Education, PROLIBRAS and Inclusive Education: the right to diversity. Discusses the concept of inclusion and exclusion from the perspective of relationships developed in the capitalist system. Discusses the essence of school inclusion as state control strategy. As possibilities, indicates the qualitative and quantitative research not only adjustments to grant the three true foundations of inclusive education: access, quality stay and knowledge production. It indicates the perception of this model of education only as a context to be improved and overcome, to reach a new stage in the history of education: the construction of an educational system of universal access.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37667-
dc.date.accessioned2024-09-05T11:43:01Z-
dc.date.available2024-09-05-
dc.date.available2024-09-05T11:43:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectSistema Educacionalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPeople with Disabilitiespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectExclusionpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectEducational Systempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Natacha Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Inclusive education": an education proposal for all?.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Natacha Ferreira. "Educação inclusiva": uma proposta de educação para todos?. 66fl. 2015. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37667pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATACHA FERREIRA RODRIGUES - TCC Serviço Social CCJS 2015.pdfNatacha Ferreira Rodrigues - TCC Serviço Social CCJS 2015932.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.