Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, M.K.Mpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3685838729042607pt_BR
dc.contributor.advisor1CALDAS, Patrícia Trindade.-
dc.contributor.advisor1IDCALDAS, Patrícia Trindadept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773621529263860pt_BR
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.-
dc.contributor.referee2SCHOMMER , Paula Chies.-
dc.description.resumoNo setor educacional brasileiro, a educação é um direito de todos e dever do Estado e das famílias, tornando-se um campo frutífero para a coprodução, estratégia colaborativa em que o serviço pode ser produzido conjuntamente entre usuários, cidadãos e servidores públicos. Entende-se que a coprodução no serviço público educacional carece de avanços e compreensões sobre o que ela gera, quem e como participa. Nesse sentido, a presente dissertação teve como objetivo, compreender os efeitos da coprodução no serviço público educacional à luz de suas fases e níveis. Desdobrando-se em três artigos. O primeiro dedicou-se a propor um quadro teórico acerca dos efeitos da coprodução no serviço educacional; o segundo analisou os efeitos da coprodução no serviço público educacional; e o terceiro objetivou explorar efeitos, tipos e níveis da coprodução no serviço público educacional. Desenvolveram-se pesquisas qualitativas, iniciando com Revisão Sistemática de Literatura, seguida de pesquisas de campo em duas escolas cidadãs paraibanas, utilizando pesquisa documental, entrevistas, observações e análises de conteúdo. Como principais resultados, foi desenvolvido o Quadro dos Efeitos da Coprodução na Educação; a partir deste, mapeou-se nas escolas analisadas os efeitos que estas geravam, notando-se que a categoria de potenciais efeitos desejáveis aos alunos se manifestou com maior frequência, assim como, na sequência, também ao explorar-se o quadro de efeitos com as fases e os tipos de coprodução, visualizou-se que este efeito se manifestava de forma coletiva, grupal e individual. Desse modo, o estudo proporcionou contribuições teóricas e práticas para a compreensão e a efetivação da coprodução no serviço público educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleA coprodução no serviço público educacional: suas fases e efeitospt_BR
dc.date.issued2024-03-25-
dc.description.abstractIn the Brazilian educational sector, education is a right for everyone and a duty for the State and families, making it a fruitful field for co-production, a collaborative strategy in which the service can be produced jointly between users, citizens and public servants. It is understood that co-production in education lacks advances and understanding about what it generates, and who and how participates. In this sense, the objective of this dissertation was to understand the effects of coproduction in the public educational service in light of its phases and levels. Breaking down into three articles. The first was dedicated to proposing a theoretical framework about the effects of coproduction on education; the second analyzed the effects of coproduction in the public educational service; and the third aimed to relate effects, types and levels of co production in the public educational service. Qualitative research was developed, starting with a Systematic Literature Review, followed by field research in two public schools in Paraíba, using documentary research, interviews, observations and content analysis. As main results, the Framework of the Effects of Coproduction in Education was developed. From this, the effects that they generated were mapped in the schools analyzed, noting that the category of potential effects desirable to students was manifested more frequently, as well as, subsequently, also when relating the table of effects with the phases and types of co-production, it was seen that this effect manifested itself collectively, group and individually. In this way, the study provided theoretical and practical contributions to the understanding and implementation of co production in the public educational service.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37676-
dc.date.accessioned2024-09-05T13:54:03Z-
dc.date.available2024-09-05-
dc.date.available2024-09-05T13:54:03Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTipologiapt_BR
dc.subjectEfeitospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectServiço Públicopt_BR
dc.subjectCoproduçãopt_BR
dc.subjectTypologypt_BR
dc.subjectEffectspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic servicept_BR
dc.subjectCoproductionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Maria Karolayne de Moura.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCo-production in the public educational service: its phases and effectspt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Karolayne de Moura. A coprodução no serviço público educacional: suas fases e efeitos. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA KAROLAYNE DE MOURA COSTA - DISSERTAÇÃO (PPGA) 2024.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.