Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689
Title: Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática.
Other Titles: Rural, indigenous and quilombola education and its interfaces with mathematics education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Educação matemática;Educação escolar indígena;Educação escolar quilombola;Educação do Campo;Mathematical education;Indigenous school education;Quilombola school education;Rural education
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de. Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. In: 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2024. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689
???metadata.dc.description.resumo???: Apresentamos resultados das pesquisas que versam sobre a Educação Matemática em contextos da Educação do Campo, Indígena e Quilombola, publicadas em março de 2023 na edição especial da Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A discussão faz parte da programação de uma Mesa-Redonda do 6º Sipemat e tem por objetivo refletir sobre as interfaces da Educação Matemática em contextos afirmativos, bem como discutir sobre as possibilidades de luta e resistência por uma Educação Matemática que atenda a finalidade de um projeto de educação emancipatória, reivindicado por movimentos sociais de povos e comunidades tradicionais. O corpus da análise foi constituído por 17 artigos que tratam sobre práticas socioculturais de comunidades tracionais, ensino de matemática em contextos específicos e a formação de professoras(es) de matemática. As discussões dos trabalhos reafirmam as múltiplas possibilidades de estabelecer interfaces entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e despertam o interesse por novas pesquisas que possam aprofundar e ampliar as interfaces da Educação Matemática em contextos de políticas afirmativas.
Keywords: Educação matemática
Educação escolar indígena
Educação escolar quilombola
Educação do Campo
Mathematical education
Indigenous school education
Quilombola school education
Rural education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENA E QUILOMBOLA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdfEducação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. - Anais de Evento CDSA 2024120.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.