Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoApresentamos resultados das pesquisas que versam sobre a Educação Matemática em contextos da Educação do Campo, Indígena e Quilombola, publicadas em março de 2023 na edição especial da Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A discussão faz parte da programação de uma Mesa-Redonda do 6º Sipemat e tem por objetivo refletir sobre as interfaces da Educação Matemática em contextos afirmativos, bem como discutir sobre as possibilidades de luta e resistência por uma Educação Matemática que atenda a finalidade de um projeto de educação emancipatória, reivindicado por movimentos sociais de povos e comunidades tradicionais. O corpus da análise foi constituído por 17 artigos que tratam sobre práticas socioculturais de comunidades tracionais, ensino de matemática em contextos específicos e a formação de professoras(es) de matemática. As discussões dos trabalhos reafirmam as múltiplas possibilidades de estabelecer interfaces entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e despertam o interesse por novas pesquisas que possam aprofundar e ampliar as interfaces da Educação Matemática em contextos de políticas afirmativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleEducação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689-
dc.date.accessioned2024-09-05T19:14:11Z-
dc.date.available2024-09-05-
dc.date.available2024-09-05T19:14:11Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectIndigenous school educationpt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural, indigenous and quilombola education and its interfaces with mathematics education.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de. Educação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. In: 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2024. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37689pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENA E QUILOMBOLA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdfEducação do campo, indígena e quilombola e suas interfaces com a educação matemática. - Anais de Evento CDSA 2024120.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.